pub

Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 31/12/2020

Para folhear com calma e paciência.

Anuário ReB: 2020 em revista

Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 31/12/2020

Está na hora de enterrar um ano e preparar a entrada noutro. A chegada ao último dia de 2020 parece trazer consigo alguma esperança para um 2021 que se traduza em mais aproximação e calor humano, mesmo que, para já, tudo não seja mais do que um desejo recheado de confiança no melhor. Enquanto o futuro não chega, vamos a balanços.

Em retrospectiva, o Rimas e Batidas passou menos tempo na rua — os festivais foram praticamente inexistentes –, mas isso não impediu que se escrevesse muito na mesma — como vão poder confirmar mais à frente. E, olhando para o quadro completo, constatamos uma série de coisas, mas o mais importante reside no cruzamento de nomes e imaginários que passaram por aqui durante estes 366 dias: de Minguito, Cookie Jane, C̶o̶r̶a̶, Tixa, Tristany e João Não a Adriana Sá, Rafael Toral, Vitor Joaquim, Joana Gama e João Pais Filipe; de Tchapo, Syer, Bob Da Rage Sense e Phoenix RDC a Sippinpurpp, Matuê, Nenny, Papillon, Slow J, Lazuli, ProfJam & benji price e 9 Miller; de Kindness, Kelly Lee Owens, Jordan Rakei, Tom Misch e Giant Swan a Amnesia Scanner, Rejjie Snow, CLBRKS, LA Priest e Wilma Archer; de Makaya McCraven, Kassa Overall, Sam Gendel, Nubya Garcia, Emma-Jean Thackray, Tenderlonious, Sarathy Korwar e Gary Bartz a Roc Marciano, Pink Siifu, Freddie Gibbs, Boldy James, R.A. The Rugged Man e The Alchemist; de Filipe Sambado, Samuel Úria, Cláudia Pascoal, Janeiro, Tó Trips e Noiserv a Dino D’Santiago, Capicua, Xinobi, Branko, Aurora Pinho. Rui da Silva e Odete; de Ghost Hunt, Beautify Junkyards e Folcore Impressionista a Rita Vian, Pedro Mafama e Mike11; de Deejay Télio, Nídia, Nazar, PEDRO e Batida a Zudizilla, Iza Sabino e Emicida. Ou Todd L. Burns e Marcus J. Moore, colegas de “luta”. A lista é longa e estamos a cingir-nos, na sua grande maioria, a músicos com quem conversámos. Faltam todos aqueles a quem dedicámos pensamento crítico e aos quais não tivémos acesso mais directo.

Depois de celebrarmos o nosso quinto aniversário em Abril, mudámos o “corpo e a cara” à nossa revista em Junho, um processo de transformação que trará certamente ainda mais alterações nos tempos que se seguem.

Alguns meses depois, uma primeira vez no Rimas e Batidas: o lançamento da compilação Labanta Braço, projecto em parceria com o Raptilário que reuniu beats originais de talentos como Slow J, Herlander, Ângela Polícia, Nídia, DJ Lycox, Dotorado Pro, oseias. e Tóy Tóy T-Rex, entre muitos outros. O resultado foi a angariação de 1000 euros, que foram entregues à SOS Racismo.

As Notas Azuis definiram, sem que fosse esse o seu propósito inicial, uma nova linha condutora com mais força na nossa orientação editorial. Muito espaço dedicada a artistas que vivem dentro e fora das margens do jazz com uma nova geração de protagonistas portugueses de JazzNãoJazz a encontrar eco nesta nossa humilde e acolhedora casa. Para além do espaço dedicado ao jazz, colunas como Rap PT – Dicas da Semana e Diz Que Jogo (ou a série Electrónicas de Ontem nas Pulsações de Hoje) trouxeram mais perspectivas e vozes (neste caso as de Paulo Pena e Eduardo Morais) para a frente.

Pelo meio, tentámos ainda capturar a ascensão do rap crioulo na pirâmide mainstream portuguesa, o novo som da Blue Note e, por exemplo, “toda uma nova geração de músicos portugueses que estão a mudar o cenário do jazz criativo e da música improvisada em Portugal”. Ou saber mais sobre o “o hit do Verão que não aconteceu”.

Nesta revista digital — o cheiro a papel vão ter de o imaginar, pelo menos para já –, há entrevistas, ensaios, críticas e reportagens que, queremos nós acreditar, fizeram algo de positivo pela escrita sobre música em português, um meio cada vez mais precário e fragmentado. Para aqueles que se preparam agora para meter a leitura anual em dia: sejam bem-vindos. Para os outros, aqueles que acompanham diariamente o nosso trabalho, obrigado por estarem desse lado — e aproveitem para rever a matéria…


[JANEIRO]


[FEVEREIRO] 


[MARÇO] 


[ABRIL] 


[MAIO]


[JUNHO]


[JULHO]


[AGOSTO]


[SETEMBRO]


[OUTUBRO]


[NOVEMBRO] 


[DEZEMBRO]

pub

Últimos da categoria: Focus Point

RBTV

Últimos artigos