Tristany reflecte sobre liberdade com mini-série no YouTube

[FOTO] Hugo Barros, Diogo Carvalho & Onun Trigueiros

Baxu Ku Riba é o título da mini-série que Tristany irá começar a disponibilizar no seu canal de YouTube a partir do dia 20 de Abril. Após os quatro episódios (sai um por dia entre os dias 20 e 23) a narrativa culmina na edição do videoclipe de “Tirante”, a 24 de Abril, um novo avanço de Meia Riba Kalxa, bem como de um EP que engloba os temas originais utilizados como pano de fundo da trama.



Munido do seu dicionário de “linguagem de street”, Tristany descreveu-nos o termo “tirante” como algo para classificar quem “tira ou puxa”, aplicado ao “acto de roubar um colar, uma pulseira ou um anel de ouro”. Será dentro desta temática, vivida nos bairros da periferia de Lisboa, que o enredo de Baxu Ku Riba se vai centrar através das acções de quatro personagens: Tristany, Macario (aka Russostreet), Idriza (aka Idi Ks) e Zidane (aka Zizas). A série ficcional é uma criação do próprio Tristany, em parceria com dois dos seus colaboradores habituais, Diogo Carvalho (o realizador da obra) e Onun Trigueiros (também responsável por toda a parte gráfica). Podem consultar a lista de créditos completa no final desta peça.

No single que vai lançar em vésperas de comemorarmos em Portugal o Dia da Liberdade, Tristany explica: “Tirante” foi criado “como acto de denúncia”, num gesto de consciencialização para quem pratica os furtos, sem deixar de reconhecer que muitas das vezes estes “são uma consequência do meio social e económico que estes jovens enfrentam”. E faz um paralelismo com a época que atravessamos: “Através de uma experiência da realidade do mundo actual, facilmente conseguimos transmitir e fazer entender o que estes jovens sentem no seu dia a dia comum, em que, mesmo sem haver pandemia, são alvos de ‘distanciamento de segurança’ simplesmente por existirem…”


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team