pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/12/2020

Um curta-duração que ainda vai ganhar nova vida em palco.

[Estreia] Inês Malheiro e Gonçalo Penas unem esforços a convite do gnration

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/12/2020

O produtor portuense Gonçalo Penas, editado pela Subtext Recordings com o seu Ego de Espinhos, e Inês Malheiro, vocalista e performer, autora de the endless chaos has an end e projetos com Francisca Marques, Jean Claude Roberto, ZABRA Records, entre outros, uniram forças a convite do gnration para criar um EP + performance. O resultado intitula-se Canal-Conduto, e podem ouvi-lo em primeira mão no Rimas e Batidas. Os interessados podem ainda ver a performance na próxima quinta-feira, no âmbito do OCUPA #5, em Braga.

Gonçalo Penas e Inês Malheiro são dois criadores que se relacionam com a música como meio de catarse, “onde podem expressar sítios pessoais, algo que não conseguem fazer com palavras”, e movem-se por uma necessidade de exteriorização de emoções e energia em som. Rapidamente chegaram à necessidade conjunta de criar um canal para estes materiais. Os dois nomes do projecto unem-se representando dois pontos de vista distintos sobre esta noção de canalização.

Canal-Conduto começa misterioso, agarrando-nos na expectativa de algo monumental escondido antes da chegada da faixa seguinte. Mas é somente o início de uma jornada que também é de contemplação, desarranjo e devastação. A narrativa está segmentada em três momentos, “I”, “II”, “III”. Em “II” partimos para um espaço ladeado por paredes de vozes que ascendem em nosso redor, como colunas de uma catedral embebidas na luz dos vitrais. Em “III”, como dizem os próprios, “destroem por dentro para construir por fora”. Por vezes inquietante mas sempre belo, Canal-Conduto é uma manifestação da capacidade chamativa da voz e do poder tumultuoso do som.

O espaço cultural bracarense fecha um ano atípico com um projecto que demonstra a importância das encomendas, das colaborações e demais valências do sector que não podem nem vão parar.


pub

Últimos da categoria: Avanços

RBTV

Últimos artigos