Guia ReB para a edição deste ano do FMM Sines: 9 concertos obrigatórios

[FOTO] Pedro Mkk

Está aberta mais uma temporada do Festival de Músicas do Mundo de Sines. Criado em 1999, a edição deste ano do certame arranca esta noite na Aldeia de Porto Covo, transita para a cidade de Sines a 21 de Julho e por lá se estende até ao dia 27 deste mês.

É precisamente na mudança para Sines que as escolhas musicais contidas no guia curado pelo Rimas e Batidas recaem. Iniciamos este roteiro pelos Montanhas Azuis, o trio composto por Bruno Pernadas, Norberto Lobo e Marco Franco, que apresenta o álbum de estreia Ilha de Plástico no auditório do Centro de Artes de Sines, a partir das 22h. No mesmo palco, com início previsto para as 23h, destaque também para Blu Samu, MC e cantora belga, com raízes lusas, que em 2018 foi distinguida com o prémio Best Upcoming Belgian Urban Artist nos Red Bull Elektropedia Awards, tendo trabalhado recentemente com o produtor Harry Fraud e merecido destaque no A COLORS SHOW.

No dia 24 de Julho, há dois nomes que não podem perder no Castelo. Nubya Garcia assinala uma nova passagem por Portugal, pelas 22h15, depois de um concerto arrebatador na edição deste ano do NOS Primavera Sound, seguido de uma dose dupla concertos em nome próprio, no Musicbox e gnration. Segue-se Dino d’Santiago, às 23h30, que traz na bagagem Mundo Nôbu, aclamado disco que lhe valeu inúmeras críticas positivas e ainda três galardões na edição de estreia dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa.



Segue-se Branko, no dia 25 de Julho, que tem actuação marcada para as 23h30 no Castelo. O líder da Enchufada editou NOSSO, o sucessor de ATLAS, no início deste ano, álbum para o qual convidou artistas como Sango, PEDRO, Miles From Kinshasa, Mallu Magalhães, Dino d’Santiago ou Catalina García para colaborar consigo. Logo depois, pelas 00h45, mais uma pegada do novo jazz britânico cravada em Portugal: desta vez são os KOKOROKO a entrar em cena, banda formada por Sheila Maurice-Grey, Cassie Kinoshi, Richie SeivWright, Mutale Chashi, Oscar Jerome, Yohan Kebede, Onome Ighamre e Ayo Salawu e apadrinhada por Gilles Peterson na Brownswood Recordings.

Na sexta-feira, dia 26 de Julho, o primeiro concerto destacado pelo ReB está marcado para o Castelo, às 00h45. Quem sobe ao palco é Omar Souleyman, veterano músico sírio e nome mítico da cena electrónica do médio oriente, que em 2017 editou o álbum To Syria, With Love. Às 02h30, vale a pena deslocarem-se até à Avenida Vasco da Gama, onde está montado o Palco Galp — é por lá que surge em cena Rincon Sapiência, MC brasileiro que tem ganho uma enorme notoriedade desde que, há um par de anos, lançou o disco de estreia Galanga Livre.

No último dia da edição deste ano do FFM Sines, a 27 de Julho, o destaque vai para IKOQWE, que sobe ao Castelo a parti das 22h15. Pedro Coquenão (mais conhecido como Batida) e Luaty Beirão unem esforços neste dupla que pretende derrubar barreiras sónicas e sociais. “Pele” foi o tema de estreia do projecto, que tem aproveitado as actuações ao vivo para testar novo material.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team