ReB: Highlights da Semana

[FOTO]: Ricardo Miguel Vieira

 

A semana que assinalou o primeiro mês do Rimas e Batidas foi recheada de entrevistas e reportagens. DJ Ride revelou-nos os primeiros pormenores (e sons!) do álbum From Scratch, a lançar no final de Maio. Outro DJ, desta vez Glue, reviu a carreira desde os primeiro toques nos pratos em Almada, passando pelo marcante colectivo Da Weasel e as produções de hoje e amanhã. Já a malta da Príncipe Discos teve uma noite especial no Lux Frágil, confirmando que o Afro-Portuguese house é o futurista som de pista que está a tomar conta da noite lisboeta. Sem esquecer a estreia do EP Vaporetto Titano de Mike El Nite, que, numa entrevista fora de horas de expediente, nos fez uma espécie de demonstração sobre as malhas que compõem a compilação.


 

 

dj_ride_2_rmvieira©Ricardo Miguel Vieira

[DJ Ride: pulsações entre pratos e beats]

DJ, turntablist, produtor, beatmaker. DJ Ride é um artista multifacetado que coleciona colaborações nos mais variados espectros musicais e actuações em clubs e festivais em Portugal e pelo mundo fora. Neste momento está a ultimar os últimos pormenores no álbum que sucederá a Life in Loops e a Ricardo Miguel Vieira revelou não só as transformações na sua vida e carreira desde que se iniciou nas agulhas há doze anos, como revelou os primeiros pormenores sobre o disco que sairá em finais de Setembro.

Ler e ver entrevista.


dj_glue_2_dr©Direitos Reservados

[DJ Glue: o “mãozinhas” colado aos pratos]

Do bar Ponto de Encontro, em Almada, para uma das maiores bandas de hip hop em Portugal. A história de Miguel Negretti, uma referência por cá na arte do DJing, um mestre-de-cerimónias da futuristic club music. Uma entrevista que nos leva às memórias dos Da Weasel e que projecta as suas vontades no futuro: nesta segunda vida, Glue já não é apenas um DJ – é curador e produtor.

Ler entrevista de Bruno Martins.


 

dj_nigga_fox_far_out_and_beyond©Luís Martins/Far Out And Beyond

[O voodoo electrónico dos Príncipes]

Para muitos foi uma noite de experimentação de novos balanços corporais. Para outros, os ritmos principescos já discorrem sem inibições. DJ Marfox, Nigga Fox, DJ Firmeza e C.D.M. (DJ Maboku x DJ Lilocox) levaram o house afro-português até ao Lux Frágil numa noite especial para os Príncipes.

Ler a reportagem de Isilda Sanches.


mike_el_nite_dr©Direitos Reservados

[Hora da televenda: Mike El Nite estreia EP Vaporetto Titano]

O novo trabalho do MC e produtor lisboeta é uma sátira social que dispara em diversas frentes e pelo meio apanha o próprio paradoxo comercial-versus-underground que se vive na arte musical. Numa entrevista em modo televendas a Rui Miguel Abreu, Mike El Nite revê a produção de Vaporetto Titano e promove o EP recém-lançado para a web.

Ver entrevista.


concerto_rap_dr©Direitos Reservados

[O rap e o activismo pelos direitos humanos em Angola I]

A investigadora Susan de Oliveira assina a primeira parte de um ensaio que reflecte sobre o papel do rap nos movimentos revolucionários angolanos. Um texto gentilmente cedido pela plataforma buala.org que brevemente terá continuação.

Ler ensaio.


kanye_west_dr©Direitos Reservados

[5 reveladores discos hip hop prometidos para a Primavera]

Nem todos têm data oficial para o lançamento e outros até podem nem vir a sair até ao final da estação: são cinco discos indicados para edição até ao Verão cujos níveis de expectativa ultrapassam escalas.

Ler curta.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team