pub

ReB: Highlights da Semana

[FOTO] Direitos Reservados

 

Foi uma semana em que o Rimas e Batidas soltou a veia enciclopédica e recuperou estórias e textos que marcaram diferentes eras e que semearam o presente da música e da cultura hip hop. De Rapper’s Delight, o primeiro big break comercial do género, à cultura do vídeo musical que despontou nas entranhas dos anos 1980, revemos figuras e colectivos que deixaram uma importante impressão digital para a compreensão da história do hip hop e para a sua evolução e mutação cultural enquanto género agregador das mais incríveis sonoridades, como o funk e o jazz até às modernas deambulações electrónicas.

Como nem tudo o que se passa no mundo dos sons emergentes é hip hop, revisitámos Lost Themes, o último LP do mestre das bandas sonoras de horror John Carpenter. Por aqui também carimbámos a estreia exclusiva do EP Passengers/Neon Lights de Bison & Squareffekt e conversámos com DJ SlimCutz e Taseh, os miúdos por trás do mito Roger Plexico, sobre No Man’s Land, EP que lançaram na Segunda-feira e que antecipa o trabalho de estúdio com Ace (MC dos Mind da Gap).

 


squareffekt_bison_dr©Direitos Reservados

[Bison & Squareffekt: aventuras para lá do tarraxo]

Bison & Squareffekt deram nas vistas com produções divulgadas pela Enchufada e alinhadas com o universo zouk bass que os produtores do colectivo Buraka Som Sistema tanto têm feito para divulgar. No EP Passengers/Neon Lights que aqui estreou em exclusivo, a dupla lisboeta explora novos terrenos sempre com as pistas-de-dança no horizonte.

Ouvir EP e ler entrevista de Rui Miguel Abreu.

 


sons_visoes_com_batida_parte_1_dr

 

[Sons & Visões (com batida) I]

O que se propõe aqui não é propriamente uma história do hip hop através de videoclipes, mas apenas um modesto itinerário cronológico por alguns dos seus mais importantes marcos videomusicais. Este é o primeiro de quatro ensaios de João Pedro da Costa que exploram cruzamentos auditivos e visuais ao longo de quarentas anos de cultura hip hop.

Ler ensaio.

 


john_carpenter_dr©Direitos Reservados

[John Carpenter: o maestro do horror]

John Carpenter tem estado relativamente ausente dos grandes ecrãs neste milénio, mas a influência da sua música cresceu exponencialmente permitindo que toda uma indústria se erguesse em torno das bandas sonoras de filmes de terror. E agora, o realizador interrompe a sua reforma para apresentar o primeiro álbum da sua carreira que não precisou de um filme para existir. Chama-se Lost Themes e este é o ensaio de Rui Miguel Abreu, publicado na edição 106 da Blitz, que explora o mais recente trabalho do maestro do horror.

Ler ensaio.

 


roger_plexico_fhmelim©Francisco Henrique Melim

[Roger Plexico: um mito desenhado com beats]

A resposta a Who Is Roger Plexico? surgiu em finais do ano passado, mas é agora que a personagem de contornos ficcionados realmente se aproxima da realidade. No Man’s Land é o EP que a dupla DJ SlimCutz e Taseh estreou na Segunda-feira sob o rosto do seu alter-ego e que antecipa a edição do álbum com Ace. Rui Miguel Abreu conversou com os produtores em Leça da Palmeira para melhor conhecer este novo projecto e planos para os próximos meses.

Ler entrevista.

 


sugarhill_gang_rappers_delight_dr

 

[1979: o ano do nascimento de Rapper’s Delight]

O primeiro disco de hip hop foi lançado há 36 anos. Rapper’s Delight, pode dizer-se, mudou o curso da história. Rui Miguel Abreu remexeu nos anais da história do hip hop (e das suas escrituras para a Blitz) e ressuscitou um ensaio assinado em 2009 que merece ser relido e reabsorvido nos tempos que correm.

Ler ensaio.

pub

Últimos da categoria: Highlights da Semana

RBTV

Últimos artigos