Minus & MRDolly, Mynda’Guevara ou Odete no ZigurFest’19

[FOTO] Paula Rocha

Entre os dias 21 e 24 de Agosto, o ZigurFest regressa a Lamego e convida mais de 30 nomes a actuar ao vivo em vários espaços emblemáticos da cidade. Minus & MRDolly, Mynda’Guevara ou Odete são alguns dos destaques musicais da edição deste ano. As entradas e o acesso ao campismo são gratuitos.

Foi em 2014 que Hugo Oliveira se estreou no formato de longa-duração com Árvores, Pássaros & Almofadas, assinando apenas enquanto Minus o projecto que casava rimas com instrumentais — seus ou de companheiros como dB e Virtus. 4 anos depois, a vertente de beatmaker foi aquela que se fez sentir em Man With a Plan, o aclamado disco de batidas que ainda este ano viu nascer mais 11 faixas inéditas que haviam ficado fora das contas originais. No arranque deste mês, juntou-se novamente a David Bruno para oficializar a dupla Gaia Chopping num EP homónimo.



Mynda’Guevara é uma MC que reside no bairro da Cova da Moura e que despontou em 2015 por intermédio da Oficina Portátil das Artes, conduzida por Francisco Rebelo, tendo tido Estraca ou Tristany enquanto colegas. Não é por isso de estranhar que a força da palavras esteja bem no centro das atenções daquela que é uma das vozes mais activas do hip hop conjugado no feminino dentro do nosso país. “Nha Mundo”, “Ken Ki Fla”, “Bu Silêncio” e “Vazio” são os temas que Mynda’Guevara nos ofereceu durante o último ano e que vão fazer parte do alinhamento de Mudjer Na Rap, o EP de estreia.

Artista multidisciplinar oriunda da capital portuguesa, Odete chegou ao radar do Rimas e Batidas pelo trabalho apresentado em Matrafona, o curta-duração de apresentação pela naivety, uma sub-divisão da naive, selo gerido por Violet, que compilou em 6 músicas (mais duas remisturas) de cariz electrónico e experimental os resultados de quem “sobrevive a um trabalho diurno, lida com sonhos e memórias esmagados e não se encontra mentalmente estável.” A sequela chegou-nos em Junho — Amarração é ainda mais visceral do que o seu seu sucessor e foi editado de forma independente através do Bandcamp de Odete.

Zentex, Afta 3000, Stasya, Dada Garbeck, Algumacena, Djumbai Djazz e Conferência Inferno são mais alguns dos muitos nomes que constam no cartaz da 9ª edição do ZigurFest, que pode ser consultado na integra através deste link. Durante os 4 dias do certame, os concertos vão dividir-se pelos palcos Alameda, TRC, Castelo de Lamego, Horto do Castelo, Olaria, Logradouro da Casa do Artista e Museu de Lamego, havendo também workshops, exposições e instalações artísticas no cardápio apresentado aos visitantes.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team