pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos? 7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.
[Tyler, The Creator] “EARFQUAKE / NEW MAGIC WAND” Ao Vivo @ GRAMMYs 2020 Tyler Okonma andava a ser sucessivamente colocado de parte por parte da organização que gere a entrega dos GRAMMYs — em mais de 10 anos de carreira, apenas tinha sido alvo de uma nomeação em 2018. Depois do sucesso de IGOR, o álbum que editou em 2019, o multifacetado artista californiano voltou a entrar no radar dos prémios mais aclamados da industria musical e não se foi embora da gala da edição deste ano, há um par de semanas, sem levar a estatueta que o nomeia como autor do Melhor Álbum de Rap. A cereja no topo do bolo dessa noite deu-se quando Tyler subiu ao palco para uma amostra musical de cinco minutos, com todos os condimentos necessários para se tornar memorável, talvez até uma das mais vibrantes de sempre na história dos GRAMMYs. Os veteranos Charlie Wilson e Boys II Men juntaram-se ao autor de IGOR em palco para um excerto de “EARFQUAKE”, que logo depois assumiu todo o protagonismo quando armou a confusão em palco com o poderoso banger “NEW MAGIC WAND”, responsável por incendiar todo o cenário à sua volta.
[Gorillaz] “Momentary Bliss” feat. slowthai & Slaves Os Gorillaz acenaram a 2020 com a criação de uma série musical. Nos episódios de Song Machine vamos poder descobrir novas músicas criadas por Damon Albarn e Jamie Hewlett em parceria com alguns convidados. Os primeiros a entrar em cena foram a mais recente sensação do grime, slowthai, e a dupla punk Slaves, formada por Isaac Holman e Laurence Vincent. “Momentary Bliss” confirma a banda cartoonesca mais bem sucedida de sempre como fonte inesgotável de temas que não se deixam prender a um só género.
[COLÓNIA CALÚNIA] “LOGO #3” Tilt e VULTO. são os nomes que se seguem na saga LOGO de COLÓNIA CALÚNIA. Os autores deste terceiro episódio, animado pelo designer in-house do colectivo Sérgio Faria, já se cruzaram em faixas por diversas vezes nos últimos anos e até têm um álbum em conjunto prestes a sair para as ruas. BESTA foi antecipado por “AMOR ROMANO”, cujo videoclipe data de 2019, e é um dos projectos nacionais que o Rimas e Batidas mais anseia para este ano.
[Lee Scott] “Applause” feat. languid.oceans (prod. Wiardon) Não há ano que passe sem termos acesso a novos trabalhos de Lee Scott. O rapper e produtor de Runcorn, Reino Unido, lançou ffsman ep logo no dia 10 de Janeiro, apenas um mês após o longa-duração Somewhere Between Here and There, e está agora a promovê-lo com os habituais vídeos. “Applause”, uma produção de Wiardon, conta com a participação de languid.oceans — a dupla formada por Obijuan e looms. é a mais recente aquisição da editora chefiada por Scott e já tem um álbum a caminho.
[Sunny Fritz] “Grand Hussle” A caminho dos cinco anos de actividade no SoundCloud, o trapper hardcore Sunny Fritz não tem ainda muito material em exposição na grande montra que é a Internet. Sem temas novos editados este ano, o jovem que já “cuspiu” sobre beats de Cris Dinero ou GRIMM Doza recuperou “Grand Hussle”, uma das suas criações mais bem-conseguidas de 2019, para o seu mais recente videoclipe, dirigido por Speederrrr, que termina com um excerto de uma música inédita.
[Aesop Rock] “Rogue Wave” Com Float a caminhar para o seu 20º ano de vida, o veterano Aesop Rock não se tem deixado ficar à sombra. O rei do rap abstracto estreou-se numa dupla com Tobacco e lançou Malibu Ken no ano passado mas já tem novos planos para voltar a causar estragos em nome próprio. “Rogue Wave” é um mais um passo rumo ao sucessor de Impossible Kid, de 2016, e coloca o rapper a rimar sobre uma produção sua, tal como havia acontecido em “Hot Dogs” e Klutz”, de 2017 e 2018, respectivamente. O vídeo que acompanha a faixa foi realizado por Rob Shaw com base em algumas ilustrações desenhadas pelo próprio Aesop Rock.
[Quelle Chris & Chris Keys] “Sudden Death” A dupla Chris & Chris volta a unir esforços. O produtor Chris Keys tem sido um colaborador habitual nos últimos projectos assinados por Quelle Chris e Guns, o LP editado no ano passado, não foi excepção. Desta vez, o MC e o multi-instrumentista dão a conhecer novo material. “Sudden Death” é a primeira amostra referente a 2020 e foi adaptada ao formato de vídeo por Dominik Galleya e Clemens Niel, que filmaram a peça em Linz, Áustria.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos