pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/06/2022

Rodeados de pesos-pesados.

Vem aí o álbum de estreia de DOMi & JD BECK, a dupla que trouxe o jazz para o contexto das redes sociais

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 24/06/2022

NOT TiGHT é o título do trabalho de apresentação de DOMi & JD BECK e é editado a 29 de Julho através de uma parceria entre a Blue Note Records e a APESHIT Inc. (de Anderson .Paak).

A história da dupla começa com a decisão de Domitille Degalle em trocar o Conservatoire de Paris pela prestigiada Berklee College of Music, em Boston. Com a mudança para os Estados Unidos da América, a teclista francesa foi-se enturmando com o novo circuito que tinha à sua frente e, em 2018, conheceu JD Beck, baterista de Dallas, numa feira de música. Não demorou muito até que ambos se começassem a apresentar como DOMi & JD Beck e invadissem as novas plataformas de comunicação para espalharem as boas vibrações da sua ideia de jazz a toda uma nova geração.

Inicialmente, o par estava focado em recriar temas de outros artistas em vídeo. Aos arranjos arrojados que lhes fazem sobressair a técnica apurada nos seus respectivos instrumentos juntam-se cenários estranhos (desde casas de banho ou até mesmo dentro de uma cama), referências pouco óbvias (do universo da Nintendo às máscaras de ski que são hoje dress code da cultura drill) e escolhas musicais a roçar a perfeição (tanto prestam vénias a Pat Metheny e a John Coltrane como a Madlib, J Dilla ou Knxwledge). Não foi, por isso, completamente caído do céu o convite que, em 2019, os dois receberam por parte de uma senhora chamada Erykah Badu para tocarem no seu 48º aniversário.



Como diria J Rocc, na entrevista publicada esta manhã no ReB, “basta seres aceite” na bolha criativa de Los Angeles e “as pessoas vão ter contigo”. Depois de captarem a atenção de uma das maiores vozes do r&b contemporâneo — que, apesar de ser de Dallas, tem uma ligação muito forte à cena de L.A. — foi só uma questão de tempo até que outros notassem os seus talentos. Os vídeos para o YouTube, Instagram ou até mesmo TikTok não pararam, até que, em 2021, se depararam com a oportunidade de uma vida: completamente rendido aos talentos da jovem de 22 anos de Metz, Anderson .Paak resolveu colocá-la à prova nas sessões de composição para An Evening With Silk Sonic, o álbum que juntou o cantor de Oxnard a Bruno Mars e cujo principal single arrecadou quatro estatuetas na mais recente edição dos GRAMMY.

O nome de DOMi acabaria por ficar eternizado nos créditos de “Skate” e JD Beck também iria sair a ganhar com esta parceria. O LP dos Silk Sonic saiu para o mercado em Novembro, o mesmo mês em que Anderson .Paak anunciava o lançamento da sua própria editora, a APESHIT Inc., sem revelar logo quais os artistas que iria ter sob a sua alçada. Mais de meio ano depois, DOMi & JD Beck foram os primeiros a ser revelados: começaram por mostrar o apreço pela oportunidade num curto “THANK U” mas não demoraram a dar mais de si mesmos, do brando “SMiLE” ao mais acelerado “WHATUP”. Os três singles editados pela dupla são instrumentais e vão fazer parte de NOT TiGHT. Mas não se deixem enganar pelas aparências: Thundercat, Herbie Hancock, Snoop Dogg, Busta Rhymes, Mac DeMarco ou o próprio .Paak são presenças asseguradas no disco que vai meter os pontos nos Is relativamente ao estatuto que os dois músicos e compositores conquistaram com os seus vídeos descontraídos para a Internet.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos