pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/04/2024

Uma viagem entre Cabo Verde e Brasil, de homenagem a um Atlântico negro.

Dino D’Santiago e Luedji Luna unem esforços para “Oh Bahia”

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/04/2024

Dino D’Santiago e Luedji Luna protagonizam um dueto transatlântico com “Oh Bahia”, uma canção que mescla diversos ritmos da música africana com elementos electrónicos, mas também da música negra norte-americana.

“A música sempre foi importante na minha vida, e a imersão em Salvador ensinou-me que o canto pode ser uma poderosa ferramenta de vínculo e unificação, especialmente quando estou alinhado com a minha espiritualidade ancestral. A música e a dança, elementos fundamentais no Candomblé, foram as vias através das quais alcancei uma conexão mais profunda com a religiosidade afro-brasileira. Descobri que o batuque pode transcender barreiras culturais e conectar-nos a algo maior do que nós mesmos”, partilha Dino D’Santiago em comunicado.

Já Luedji Luna, que representa precisamente essa cultura afro-brasileira, deixou as seguintes palavras: “Bahia e Cabo Verde se conectam historicamente, somos um povo bonito, um povo musical, um povo preto. Essa canção é mais uma magia produzida pela diaspóra. Uma honra fazer parte”.

“Oh Bahia” conta com produção de Seiji e Nosa Apollo, bem como uma contribuição de Kalaf na letra, todos colaboradores habituais de Dino ao longo dos últimos anos. É mais um passo que aproxima este cantor nascido e criado em Quarteira, com raízes na ilha de Santiago, do Brasil, depois de no ano passado ter feito o single “Maria”, com Emicida.

Curiosamente, tanto Dino D’Santiago como Luedji Luna vão passar este ano pelo Ageas Cooljazz, em Cascais. O músico português vai actuar no Hipódromo Manuel Possolo a 19 de Julho, tal como MARO; enquanto a artista brasileira apresenta-se no mesmo palco no dia 27 de Julho, data compartilhada com a compatriota Marina Sena.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos