A edição de 2024 dos Grammys aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 5 de Fevereiro, e Phoebe Bridgers foi a maior vencedora da noite, arrecadando quatro galardões — três deles com a sua banda boygenius, que forma com Julien Baker e Lucy Dacus.
A pop dominou os três prémios principais. “Flowers”, de Miley Cyrus, foi considerada a Gravação do Ano; e “What Was I Made For?”, composta por Billie Eilish e pelo irmão Finneas para o filme Barbie, foi distinguida como a Canção do Ano. Já o Álbum do Ano foi Midnights, de Taylor Swift.
No universo do Rimas e Batidas, o rapper Killer Mike foi um dos mais premiados, tendo vencido em três categorias. Ganhou na Melhor Performance de Rap e Melhor Canção de Rap, com “Scientists & Engineers”; e conquistou o prémio de Melhor Álbum de Rap com o seu Michael. Apesar das vitórias, a noite não acabaria tão bem para Killer Mike, que foi detido durante a cerimónia após uma alegada altercação com um segurança.
SZA, que este ano se apresenta no Primavera Sound, também venceu três prémios. Era a artista mais nomeada para esta edição do Grammys, estando a concorrer em nove categorias, e acabou por levar para casa as estatuetas de Melhor Performance Pop de Duo/Grupo, com “Ghost in the Machine”, participação com Phoebe Bridgers; Melhor Canção de R&B, que foi para “Snooze”; e Melhor Álbum de R&B Progressivo, o seu SOS.
Outra das vencedoras da noite foi a cantora Victoria Monét, que conquistou o prémio de Melhor Álbum de R&B, para o seu disco de estreia, Jaguar II; trabalho que também foi distinguido na categoria de Álbum Não-Clássico com a Melhor Engenharia de Som. Além disso, Victoria Monét foi considerada a Melhor Nova Artista, um galardão que a distingue como uma verdadeira revelação.
Fred again.. conquistou dois prémios: Melhor Gravação de Música Electrónica, para “Rumble”, tema que fez com Skrillex e Flowdan; e Melhor Álbum de Electrónica, para o seu Actual Life 3 (January 1 – September 9 2022),. Lil Durk venceu o prémio de Melhor Performance de Rap Melódico, com “All My Life”, uma canção feita a meias com J. Cole. Já o disco The Omnichord Real Book, de Meshell Ndegeocello, foi considerado o Melhor Álbum de Jazz Alternativo.
Conhece a lista completa com todos os vencedores dos Grammys de 2024 no site oficial da organização.