O Summer Opening já definiu a data para o regresso dos concertos ao Parque de Santa Catarina, no Funchal, Madeira. Pela primeira vez, o certame vai dividir-se por dois fins-de-semana, num total de quatro dias de programação — 15, 16, 22 e 23 de Julho de 2022.
Esta é a edição mais aguardada de sempre do festival madeirense que, devido à crise sanitária, se viu obrigado a cancelar as datas que tinha em vista para 2020 e 2021. Para compensar a ausência, a organização desenhou aquele que é o alinhamento mais ambicioso de sempre do Summer Opening. Entre artistas locais e nomes consagrados à escala nacional, são ao todo 20 os artistas convocados para este regresso em grande ao Funchal.
A 15 de Julho, Piruka, Bispo e Deejay Telio são os artistas que surgem na linha da frente para o arranque da 8° edição do festival, todos eles com discos editados em 2020 — Coroa, Mais Antigo e D’Ouro, respectivamente. X-Tense, que já começou a desvendar as primeiras faixas de Nuno., o seu próximo projecto, e Clara encerram a programação do primeiro dia.
16 de Julho leva à Madeira três das estrelas mais cintilantes de uma nova geração que milita no hip hop tuga. São eles os Wet Bed Gang, que lançaram o álbum Ngana Zambi este ano, Julinho KSD, que tem vindo a mostrar serviço com “Stunka” ou “Hospedeira” enquanto prepara o seu LP de apresentação, e ainda Nenny, um outro furacão de Vialonga que se internacionalizou este ano graças a um par de passagens pelo A COLORS SHOW, primeiro aqui, depois aqui. O veterano Jimmy P, que teve um 2020 Abensonhado, e Drope sobem também ao palco no segundo dia.
Uma semana depois, a 22 de Julho, o Summer Opening volta a tomar conta do Parque de Santa Catarina com dois históricos do rap nacional. Falamos de Regula e Valete, que nos últimos anos têm vindo a trilhar um percurso movido a singles, sendo “Besta (o teu melhor amigo)” e “Não Penses Nisso”, respectivamente, as mais recentes investidas de cada um. Capicua, autora de Madrepérola e vencedora do prémio de Melhor Artista Feminina na última gala dos PLAY, Plutónio, que em 2019 editou Sacrifíco: Sangue, Lágrimas, Suor e se mostrou este ano Ao Vivo No Coliseu, e Van Zee também surgem no cartaz para o penúltimo dia.
Na despedida, a 23 de Julho, Carlão e Virgul, dois ex-Da Weasel cujas carreiras a solo têm vindo a gerar bons frutos, prometem um espectáculo à medida dos anos de palco que envergam no currículo — o primeiro viu o seu “Assobia Para o Lado” a vencer recentemente o prémio de Melhor Videoclipe nos PLAY, enquanto que o segundo regressou aos álbuns no ano passado com Júbilo. Seguem-se Richie Campbell, que regressa a uma casa que conhece bem, ele que nos últimos tempos brilhou em “Tsunami” (ao lado de Gson) e “The City is a Jungle” (com Fumaxa e Julinho KSD), e ainda Chico Da Tina, cujo próximo disco estará cá fora até ao final do ano, e Elisa.
A venda dos bilhetes arranca na próxima terça-feira, dia 20 de Julho. Os ingressos adquiridos para as edições do Summer Opening de 2020 e 2021 mantêm-se válidas para 2022. Mais informações aqui.