pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/10/2021

A arte. O regresso. O alívio.

Rincon Sapiência, João Não ou Lucas Santtana no regresso aos concertos do Musicbox

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/10/2021

O Musicbox regressa à programação regular de concertos a partir do dia 15 de Outubro e revelou os primeiros nomes que vamos poder encontrar nesta retoma da normalidade.

Dos três espectáculos destacados no título desta peça, o primeiro a entrar em cena é João Não, artista de Gondomar que entrou no radar da nossa publicação mal se estreou em nome próprio com “nossa regra (rosa negra)“, tema lançado em Março de 2020 ainda na ressaca do refrão orelhudo que havia protagonizado para “Dá-me Espaço“, single inaugural para um EP conduzido por Maudito e Beiro. Algumas faixas avulso depois, o cantor de neo-fado lançava em Abril passado o seu primeiro grande projecto, Terra-Mãe, no qual contou com a ajuda de Lil Noon para a produção dos temas. Logo no mês seguinte, o Rimas e Batidas colocava-o entre as 15 novas promessas da música portuguesa. Em Julho, foi convidado por Beiro a interpretar “Ouvido”, uma das canções destacadas na última compilação Novos Talentos FNAC 2021. A sua estreia no palco do Musicbox está marcada para o dia 16 de Outubro.



Ainda o ReB estava a aprender a dar os primeiros passos quando “Ponta de Lança (Verso Livre)” invadiu por completo as timelines do público do YouTube que comunica em português. A acrobacia verbal de Rincon Sapiência servia de aperitivo para Galanga Livre, um importante disco para o MC brasileiro que lhe viria a permitir internacionalizar a sua arte, tendo até o nosso país como óbvio ponto de paragem. Em 2019 lançou o álbum Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps e desde então que se tem focado em novos singles — só este ano abordou o drill em “Todo Canto”, elevou as suas raízes negras em “Cotidiano” e colaborou com Marissol Mwaba em “SOL“. Há, por isso, muito por onde navegar naquele que será o seu regresso ao clube do Cais do Sodré, agendado para o dia 30 de Outubro.

Também do Brasil, natural de Salvador, Lucas Santtana tem viagem marcada para Lisboa poucos dias após comemorar o seu 50º aniversário. O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor detém um dos mais prestigiados currículos dentro da música feita no seu país, tendo já mais de duas décadas de actividade, durante as quais se cruzou com alguns dos maiores talentos de sempre da MPB, de Chico Science e Nação Zumbi a Caetano Veloso e Gilberto Gil. Editado em 2019, o seu último LP O Céu É Velho Há Muito Tempo foi destacado como um dos melhores trabalhos desse ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e é por lá onde volta a adoptar um formato mais tradicional, de guitarra e voz, mas não sem abraçar alguns dos nomes que compõem a nova escola do cancioneiro brasileiro, como Linn da Quebrada ou Duda Beat. O concerto no Musicbox acontece a 5 de Novembro.

Marinho, Luiza Lian, Rapaz Ego, Samuel Úria, Efterklang e Tainá são as restantes confirmações para o regresso à actividade de uma das salas de espectáculos mais emblemáticas da nossa capital. Os bilhetes já se encontram à venda online.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos