pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/07/2023

Cruzamento de culturas e identidades em cima do palco.

Bonga, Pierre Bastien ou Gabriel Ferrandini na programação do TBA para o último trimestre do ano

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/07/2023

O Teatro do Bairro Alto já prepara os últimos eventos para a sua agenda de 2023. Entre Setembro e Dezembro, há quatro concertos em destaque na sala lisboeta, quase todo com a colaboração como ponto de partida.

Por motivos de saúde, Pierre Bastien viu-se obrigado a cancelar a data ao vivo que tinha marcada para o TBA a 20 de Janeiro. Surge agora uma nova oportunidade para ver em acção o músico e luthier francês que se posiciona na fronteira entre o som e as artes plásticas, que partilhará o palco com Vuduvum Vadavã e Cire Ndiaye a 16 de Setembro. Já a 20 de Outubro, o baterista e compositor português Gabriel Ferrandini (autor de Volúpias e Hair of the Dog), vai estar acompanhado por Lotte Anker, saxofonista dinamarquesa detentora de uma longa carreira que já a levou a passar por casas editoriais como a Clean Feed ou a Intakt. Em comunicado, é-nos explicado que o par deambulará po várias texturas através de um “diálogo que se prevê dinâmico e próximo dos desígnios primários do free jazz: a procura de um espaço idílico de sincera comunicação.”

Beat With Out Byte – (Un)Learning Machine é o trabalho que coloca Simão Costa na rota do Teatro do Bairro Alto. Editado pela Cipsela Records, o álbum é constituído por quatro temas acústicos criados a partir da conjugação entre cordas de piano e ímanes, com sons produzidos por acções mecânicas e indução que serão mostrados em palco “sem cortes, sem loops,” promete a organização relativamente ao espectáculo de 4 de Novembro — depois do português, haverá ainda uma performance da dupla indiana formada por Jyoti Hegde e Surdarshan Singh que recorre ao dhrupad, clássico e meditativo estilo musical do seu país. Segue-se Bonga, dia 21 de Dezembro, que protagonizará o último concerto de 2023 na sala da capital. O cantautor Angolano traz consigo um formato especial, que o fará alinhar ao lado dos Jovens do Hungo, grupo formado em Luanda em 1989, mas que opera a partir de Portugal desde 1993, e cujo instrumento principal é o hungo, mais conhecido como berimbau.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos