7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.

 


[Noname] “Blaxploitation”

Um novo marco alcançado por Noname, que estreou o seu primeiro videoclipe de sempre para um tema que fez parte de Room 25. Apesar de não dar a cara em “Blaxploitation”, em jeito de finta aos habituais moldes sobre os quais a indústria musical se alicerça, a peça realizada por Alex Lill não deixa de ser alvo de destaque, dado o lado conceptual do pequeno vídeo, que é uma extensão à componente social tão frisada nas músicas da MC/cantora de Chicago. “Blaxploitation” recupera o espírito do cinema afro-americano dos anos 70 e vai buscar a sua inspiração a ao clássico japonês Godzilla, colocando uma criança negra no lugar do monstro gigante, que aguardou quase meio século até ser abraçado pela indústria mainstream do cinema norte-americano e, consequentemente, ver a sua popularidade ampliada à escala mundial.

 


[Denzel Curry] “SUMO | ZUMO”

Originalmente orquestrado para receber uma participação de Ski Mask The Slump God, Denzel Curry viu-se na obrigação de fechar a faixa sozinho de modo a não atrasar mais a edição de TA13OO, o terceiro LP do rapper de Flórida. “SUMO | ZUMO” serviu como primeira amostra do álbum e ganhou recentemente uma adaptação em vídeo que recupera uma das actuações de Denzel.

 


[Masego] “Favorite Tings”

Já nos podemos gabar de ter visto Masego ao vivo em Portugal. O multifacetado artista veio até ao Capitólio, em Lisboa, munido do seu saxofone para nos dar uma amostra do seu trap house jazz na última edição do Super Bock em Stock, com os temas do disco de estreia Lady Lady no repertório.

Dado a conhecer na semana transacta, “Favorite Tings” é um tema inédito de Masego, que o editou através da Amazon, e recupera a base de “My Favorite Things”, popular standard de jazz que se tornou numa imagem de marca de John Coltrane, um saxofonista que certamente serviu de inspiração ao músico norte-americano.

 


[Jorja Smith] “The One”

Jorja Smith vai estar em destaque na próxima edição dos Grammys, depois de ter sido anunciada como uma das nomeadas para receber o tão desejado prémio de Melhor Novo Artista. Para os seus fãs em Portugal, esta é a segunda boa notícia que envolve a cantora britânica, já que Jorja está entre as primeiras revelações para a edição de 2019 do NOS Alive, com estreia em território lusitano marcada para o dia 11 de Julho. Como não há duas sem três: “The One” foi o mais recente tema de Lost & Found — o álbum de estreia — a merecer o tratamento audiovisual, que contou com assinatura de Hector Dockrill na realização.

 


[Legalize LA] “Na Humildade”

Ainda a testar as letras com uma orientação virada para o street rap, moldadas para se inserirem num espectro sónico mais actual, Legalize LA tem oferecido alguns temas soltos aos seus ouvintes para que não o percam de vista depois da Correria que assinou em 2016. “Na Humildade” chega um ano após “Capítulos”, a primeira entrada nesta nova saga de um dos MC que maior respeito recebe das ruas da Linha da Azambuja.

 


[Ski Mask The Slump God] “LA LA”

Cole Bennett é um dos realizadores mais pro-activos da nova escola do hip hop norte-americano. E esta nem é a primeira vez que assina uma peça para Ski Mask The Slump God, um dos rappers com melhor jogo de rimas entre a geração SoundCloud. “LA LA” é uma produção de Ronny J e o tema faz parte das contas de STOKELEY, o tão aguardado álbum de estreia de Ski Mask, que saiu no passado dia 30 de Novembro e contou com Lil Baby, Juice WRLD ou Lil Yachty entre os convidados.

 


[Vinnie Paz] “Gasmask”

Editado no final de Setembro, The Pain Collector é o mais recente disco a solo de Vinnie Paz, icónico MC dos Jedi Mind Tricks, e tem o carimbo da sua Enemy Soil. “Gasmask” é o segundo single a surgir do LP, com produção do habitual colaborador C-Lance, no qual o rapper de Filadélfia nos serve mais uma dose de conteúdo hardcore, como é sua imagem de marca.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira