Legalize LA sobre “Capítulos”: “É um tema bastante pessoal”

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTOS] John Snows

“Capítulos” é o novo single de Legalize LA. John Snows é quem assina a realização do videoclipe que marca a estreia do selo Beko Records.

Na recta final daquele que foi um dos Outubros mais quentes de que temos memória, Legalize LA levou as mãos à cabeça e retratou em versos a situação que o atormenta e lhe incendeia o pensamento. Não é um tema sobre os fogos, que tanto pânico causaram às populações, embora os problemas que o rapper canta em “Capítulos” continuem a “queimar” muita gente. Um daqueles fogos que carbonizam sem se ver. “No lume sempre a arder, raspo a vida, tento a sorte” rima Legalize no seu mais recente single.

A ganância e o poder ditam as regras do jogo da sociedade, em especial para aqueles que, por qualquer motivo, são colocados em cima do tabuleiro a jogar em desvantagem. “‘Tou com a dama lá em casa a criar um céu”. E é perante a nítida sensação de quem se sente marginalizado que o MC da Beko Records abre este conjunto de “Capítulos” com uma injecção de fé, de quem continua a acreditar que todas as situações podem ser contornadas.

“É um tema bastante pessoal, visto que se tratam de situações que eu e os meus fomos sujeitos ao longo das nossas vidas”, começa por contar em conversa com o Rimas e Batidas. “Na sociedade actual, onde reina a ganância e onde toda a gente se atropela em busca de poder, o tema retrata um pouco a forma de como os rapazes tentam dar a volta às várias situações para alcançarem alguma estabilidade nas suas vidas, mesmo que isso por vezes implique contrariar alguns princípios e ideologias pessoais que, no início, até parecem um erro, como seleccionar melhor as amizades, pensar antes de agir num momento de aflição, etc.. No final de contas, é um meio necessário para atingir um fim.”

 


legalize-2


O videoclipe que nos apresentou no final de Outubro é o primeiro single de uma nova caminhada que Legalize LA se propõe a trilhar no hip hop. Com uma ligação ao género musical que dura há cerca de uma década, altura em que somou vários singles e mixtapes – a mais recente, Correrias, foi editada no ano passado – , o rapper representa agora as cores da Beko Records, uma plataforma independente que partilha com outros artistas de Alverca. É de lá que sai toda a produção, captação e mistura de “Capítulos”, tema de estreia do selo discográfico e que será o primeiro de uma série de singles que vão continuar a surgir.

“O tema foi lançado numa de mostrar o trabalho que tenho feito nestes últimos tempos. É a primeira de umas quantas músicas que estamos a preparar para lançar em breve, uma de cada vez e todas com videoclipe. Para já, vamos trabalhar single a single – todas elas produções originais. E mais tarde, quem sabe, pensar num projecto mais elaborado”, revelou Legalize. Há mais e novos frutos a colher num horizonte já não muito distante: “Estamos a trabalhar para lançar um deles ainda este ano, num registo um bocado diferente do ‘Capítulos’, e outro para o início de 2018″, rematou o MC de Alverca.

 


Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira