pub

Fotografia: Direitos Reservados & Mariana Lokelani

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados & Mariana Lokelani

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Regula] “LANGAIFE” feat. Sam The Kid

Nem foi preciso ninguém pedir. Regula e Sam The Kid foram os dois protagonistas daquele que é, até agora, o live, no Instagram, mais sumarento para a comunidade hip hop nacional nesta época de distanciamento social. Com tanta história passada a pente fino pelos dois veteranos — que mereceu a atenção do ReB através de um ensaio assinado por Paulo Pena — ficaram por revelar os planos da dupla para o futuro. “LANGAIFE”, uma das colaborações mais emblemáticas do rap português dos últimos anos e que pertence ao alinhamento de Casca Grossa, foi recuperado por Regula e STK num novo videoclipe, cinco anos após a versão de estúdio ter sido dada a conhecer.


[Travis Scott] Astronomical @ Fortnite

Um ano depois de Marshmello ter dado o primeiro concerto de sempre no Fortnite, foi agora a vez de Travis Scott riscar este palco virtual da sua lista de actuações. Segundo os dados revelados pela Epic Games, a empresa que desenvolveu o popular jogo de battle royale, mais de 12 milhões de pessoas assistiram à apresentação de Astronomical, uma espécie de instalação artística repleta de cores, pirotecnia e efeitos especiais — tudo digital, claro — e o momento ficou também disponível no canal de YouTube do rapper e produtor. “SICKO MODE” e “goosebumps” foram alguns dos temas mais sonantes do alinhamento preparado por Cactus Jack, que encerrou a sua actuação com uma surpresa que tem dado que falar nas malhas da Internet. Falamos da primeira amostra dos The Scotts — a dupla formata por Travis e Kid Cudi — que entretanto aterrou também nas plataformas de streaming. Os dois artistas já confirmaram que há mais música a ser cozinhada. Vem aí álbum?


[Black Soprano Family] “Da Mob” & “Quarantine”

Os Black Soprano Family são o novo colectivo fundado por Benny The Butcher, ao qual pertencem também os rappers Rick Hyde e Heem, que surgem em grande destaque neste “Da Mob”, ficando a segunda parte do vídeo ao cargo do MC que também integra o esquadrão da Griselda, no tema “Quarentine”. O duplo single faz parte da mixtape Benny The Butcher & DJ Drama Presents: Gangsta Grillz X BSF Da Respected Sopranos, que tem data de edição marcada para Junho. Apesar da música ainda só ter chegado na passada sexta-feira, já quase não resta merchandise na loja digital dos Black Soprano Family. Agarrem o vosso enquanto podem.


[Missy Elliott] “Cool Off”

Um novo videoclipe de Missy Elliott é sinónimo de doces para os nossos olhos. A icónica artista de Portsmouth, Virgínia, regressou aos discos no ano passado com ICONOLOGY e mostrou a mesma frescura que lhe reconhecemos em projectos passados como Supa Dupa Fly ou Miss E… So Addictive, moldando os contornos do hip hop à imagem da pop contemporânea, apenas ao alcance das mentes mais criativas e ambiciosas. “Cool Off” é mais uma amostra visual desse EP de 2019, o mesmo ano em que Missy levou para casa o Prémio Vanguarda dos MTV Video Music Awards e se sagrou na primeira rapper feminina a inscrever o seu nome no Songwriters Hall of Fame.


[SharpKnel] “Aaron McKie”

Curly Castro e PremRock são amigos de longa data e ambos integram a Wrecking Crew, um colectivo que opera na cidade de Filadélfia. Juntos formam os SharpKnel, que foram recrutados por billy woods para a sua backwoodz studioz e por lá editaram Cobalt, em Setembro passado, e ShrapKnel, no passado mês de Março. “Aaron McKie” é o mais recente single a ser extraído do álbum de estreia da dupla, que esteve em destaque em plataformas como o Bandcamp Daily ou o DJ Booth.


[Grafh] “Anonymous”

Cresceu no bairro de Queens, esteve perto de assinar pela Roc-A-Fella e tem estado em destaque graças a colaborações recentes com gente como Bun B, Statik Selektah, Method Man, 38 Spesh ou Royce da 5’9”, este último por duas vezes, como convidado em “I Play Forever” e enquanto anfitrião em “Agenda”, um dos avanços da sua mixtape The Oracle III, que saiu em Março e foi esculpida ao lado do veterano DJ Green Lantern. “Anonymous” é o novo videoclipe do líder da Team Bang Dope Gang, que na terceira entrada da série The Oracle contou com versos doados por Conway The Machine, Hopsin ou Crooked I.


[Billie Eilish] “ilomilo”

A nova rebelde da pop já não está sozinha no “quarto escuro” e vai começando a dividir algum do seu espaço com Oliver Malcom, a mais recente promessa da sub-label da Insterscope Records. Enquanto a competição não aperta, ao ponto de espremer todo o sumo que circula pelas veias destes dois criativos, Billie Eilish continua a recuperar material do álbum de estreia When We All Fall Asleep, Where Do We Go? para o seu canal no YouTube, sejam eles interpretações ao vivo ou acompanhamentos visuais como este “ilomilo”. A artista de Los Angeles sagrou-se este ano na voz mais jovem de sempre a interpretar um tema para saga cinematográfica James Bond com “No Time To Die” — a estreia do filme com o mesmo título é esperada para o próximo mês de Novembro.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos