A gala da edição deste ano dos MTV Video Music Awards acontece já no dia 26 de Agosto no Prudential Center, em Nova Jérsia. O grande destaque vai para Missy Elliott, que será homenageada através da entrega do Prémio Vanguarda.
A Slate vai até mais longe e pede mesmo à MTV para aproveitar a ocasião para renomear o galardão que, desde 1991, carrega o nome do Rei da Pop. Após alguma especulação acerca da tomada de posição por parte da organização face aos contornos das novas revelações obtidas na série documental Leaving Neverland, a MTV mostrou-se alheia à polémica e voltou a apresentar o prémio como Michael Jackson Video Vanguard Award que, em edições passadas, foi já parar às mãos de criativos como Kanye West, Rihanna, Madonna ou Beyoncé.
“O impacto da Missy na paisagem musical é indelével,” sublinhou Brunce Gillmer, director da marca MTV Internacional e chefe do departamento de música da Viacom, que destacou ainda a “inigualável visão criativa em torno da produção, performance e composição” da única MC feminina que vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e que detém 6 álbuns de platina — no mês passado, Elliott foi a primeira mulher do hip hop a ver o seu nome figurar no Songwriters Hall of Fame. Além da recepção do Prémio Vanguarda, a autora de êxitos como “Workt It”, “Loose Control”, “Get Ur Freak On” ou “The Rain (Supa Dupa Fly)” vai também actuar na gala de cerimónia da entrega dos prémios, 13 anos após o espectáculo dado em 2006.
Nos MTV VMA’s de 2019 há ainda lugar para duas novas categorias: Best K-Pop e Video for Good. Lil Nas X, Drake, Rosalía, Billie Eilish, 21 Savage ou Cardi B estão entre os competidores nas restantes categorias, numa edição que tem Ariana Grande e Taylor Swift na linha da frente, ambas com 10 nomeações cada.