pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/10/2023

Porto em tons de azul.

Sun Ra Arkestra, Bardino, Susana Travassos ou Mário Costa no Outono em Jazz’23

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/10/2023

Está a chegar mais uma edição do Outono em Jazz. De 17 a 22 de Outubro, vários projectos oriundos de diferentes quadrantes do jazz, nacionais e internacionais, passam pela Casa da Música, no Porto.

Vencedores do Prémio Novos Talentos Ageas, o leque de influências de THEMANDUS foi do drum & bass ao post-rock no primeiro e homónimo álbum selado este ano pelo Carimbo Porta-Jazz, trabalho esse que estará em evidência no dia 17. O jazz com swing brasileiro faz-se sentir no dia 18 por intermédio de uma double bill a ser protagonizada por dois nomes históricos: o primeiro a actuar é o cantautor João Bosco, seguido pelo quarteto MPB4. O dia 19 terá uma programação especial, que arranca ao som de uma das maiores e mais visionárias instituições do jazz, a Sun Ra Arkestra, e transita para o Café da Casa da Música mais em jeito de clubbing graças à mui dançácel performance levada a cabo pelos Bardino e ao DJ set em regime back-to-back entre André Carvalho (aka Minus & MRDolly) e Hugo Oliveira, que vão representar atrás dos decks a editora que fundaram, Jazzego.

A 20 de Outubro, Mário Costa terá uma nova oportunidade para apresentar o seu mais recente Chromosome, trabalho que passou pelas páginas do ReB em modo de entrevista e de crítica; no mesmo dia, sobe também ao palco a Bixiga 70, ensemble brasileiro que ontem fez Vapor através de uma electrizante fusão entre afrobeat e psicadelismo. O trio liderado por Susana Travassos e o Vestnorsk Jazzensemble, conduzido pelo norueguês Per Zanussi, são os actos programados para o dia 21 e trazem consigo diferentes sonoridades, desde o fado e do tango ao free jazz. O dia de encerramento da edição deste ano do Jazz em Outono, 22 de Outubro, começa com o projecto colaborativo que junta o trompetista alemão Studnitzky e o pianista ucraniano Andrii Pokaz e termina com uma prestação de Nelembe, banda criada pelo multi-instrumentista Jorge Queijo e que reside debaixo do tecto da Jazzego, label pela qual lançará o seu primeiro disco, Bourgeois.

O evento programado para o Café da Casa da Música é o único com entrada livre em toda a programação. Os restantes espectáculos dividem-se pela Sala Suggia e Sala 2 da Casa da Música, sendo que os bilhetes custam entre 10 e 25 euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos