pub

Texto: ReB Team
Fotografia: naz.ptt
Publicado a: 10/01/2025

Feitos à medida.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Van Zee & FRANKIEONTHEGUITAR, ZEP, Paulinho ou Iúri Oliveira

Texto: ReB Team
Fotografia: naz.ptt
Publicado a: 10/01/2025

A ALTA COSTURA está na moda, mas mais importante do que o mediatismo em volta de uma uma certa marca ou peça de roupa é mesmo a forma como a farpela assenta em cada um de nós. São 5 fatos feitos à medida da curadoria do ReB hoje seleccionados para o “regresso” das Sextas-feiras fartas, que voltam ao seu mais habitual estado de abundância.

Além desta mão-cheia de discos, podem também espreitar o que nos ofereceram MARO & NASYA (I DON’T WANT TO FEEL THAT WAY), Ethel Cain (Perverts), Skiifall (Lovers Till I’m Gone), Doseone & Steel Tipped Dove (All Portrait, No Chorus), Iceface & Greensllime (Wolves Eat Goats), Vários Artistas (Synth Utopia), Eddie Kaine & Rim (Welcome To StuyVille), Travy (SPOOKY), Lambrini Girls (Who Let The Dogs Out), Moonchild Sanelly (Full Moon), William Basinski & Richard Chartier (Aurora Terminalis), Myriad Myriads (All The Hits), Otis Kane (Violet), zzzahara (Spiral Your Way Out), Brown Spirits (Cosmic Seeds) e Wolfacejoeyy (Cupid).


[Van Zee & FRANKIEONTHEGUITAR] ALTA COSTURA

O talento é todo deles, mas a matéria prima é pedida emprestada de alguns dos maiores clássicos da música nacional. Depois de trocarem as voltas a “Quem És Tu Miúda?” d’Os Azeitonas, Van Zee e FRANKIEONTHEGUITAR pegam em canções de Zeca Afonso, Tiago Bettencourt, José Pinhal ou Expensive Soul para chegar ao resultado final das 10 faixas que integram ALTA COSTURA, o primeiro disco criado em parceria por dois artistas que já se tinham cruzado em várias das malhas que compõem do.mar.


[ZEP] wtfuknow

ZEP está na estrada e tem vários concertos agendados para o continente europeu, nenhum deles em Portugal, infelizmente. Para os promotores nacionais atentos ao que vamos dando conta nas páginas do ReB, esta é uma boa altura para prestarem atenção e agarrarem a oportunidade de trazer Zep Barnasconi ao nosso país pela primeira vez, já que o multi-instrumentista, cantor e produtor neerlandês acaba de editar o seu EP inaugural. Após nos ter impressionado com uns quantos singles, wtfuknow chega para confirmar as diferentes facetas que o disruptivo artista consegue adoptar dentro da electrónica — com algum jazz e rock pelo meio.


[Paulinho] GEIRINHAS

Membro da crew Sexto Sentido e parte do colectivo ActivaSom, Paulinho é um MC com provas dadas no circuito alternativo do Porto. 15 anos após inscrever as primeiras rimas num disco — À Semelhança De Quê dos ActivaSom saiu em 2009 —, o rapper estreia-se agora a solo com GEIRINHAS, um curta-duração de 7 faixas no qual reflecte sobre várias memórias da sua vida sobre batidas inteiramente esculpidas por si.


[Iúri Oliveira] Manifesto

O Rimas e Batidas jogou na antecipação e, no início desta semana, abordou o álbum de estreia de Iúri Oliveira ainda antes deste ver a luz do dia através de uma entrevista com o seu autor. Mais do que ler sobre, agora podem mesmo escutar o Manifesto do virtuoso percussionista luso-angolano que aqui se exibe sem quaisquer filtros, bem mais livre do que quando o vemos em palco ou em estúdio a tocar os seus instrumentos a convite de outros artistas. E se a vontade for muita, podem também vê-lo ao vivo hoje mesmo na SMUP.


[Fugitivo] 5

Já lá vão pouco mais de 10 anos desde que Fugitivo deu a conhecer ao mundo o seu primeiro trabalho, Segundo Plano. O artista de Angra do Heroísmo teve um pequeno pique de popularidade quando se mostrou no álbum Cara & Coroa — a boa performance convenceu-nos a entrevistá-lo nesse ano de 2018 — e desde então que tem apostado nos formatos de single e EP. Em 5, o seu novo curta-duração, Fugitivo mergulha nas memórias de uma relação e divide os créditos da produção com o habitual colaborador Guesswho.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos