Sexta-feira farta: novos trabalhos de Rick Ross, Trippie Redd, Bas, Murs & 9th Wonder, Dame D.O.L.L.A. e Russa

[FOTO] Dominik Bindl/Getty Images

A chuva foi embora e o sol volta agora a surgir no horizonte. Se vão aproveitar para sair, o Rimas e Batidas recomenda que levem convosco o mais recente six-pack de novos raps de fácil transporte e duração prolongada.

A primeira lata vem assinada por Rick Ross, que hoje juntou um luxuoso plantel de artistas no seu Port of Miami 2. Trippie Redd carimbou a edição de !, o segundo disco de originais. A experimentação esteve na base de Spilled Milk 1, um interessante showcase de sonoridades escolhidas por Bas. Murs e 9th Wonder voltaram a dividir um projecto, 15 anos depois de Murs 3:16: The 9th Edition. Há rap para além do basquetebol para Damian Lillard, que hoje, enquanto Dame D.O.L.L.A., chegou ao terceiro longa-duração da carreira. Russa remata com versos na língua de Camões, naquele que é o seu terceiro lançamento de 2019.


[Rick Ross] Port of Miami 2

A espera foi longa para que Rick Ross nos entregasse o tão aguardado segundo volume de Port of Miami, uma saga que serviu como pontapé de arranque do rapper de Carol City, Flórida nos álbuns de estúdio. 13 anos depois — e agora pela Epic Records/Sony Music Entertainment — o LP segue o trajecto que se tornou habitual na discografia de Ricky Rozay: as colaborações de peso são o prato principal deste Port of Miami 2, com Drake, Lil Wayne, Nipsey Hussle, Meek Mill, Jeezy, Swizz Beatz ou Denzel Curry à cabeça. Na produção destacam-se os nomes de Jake One, J.U.S.T.I.C.E. League, Cardiak ou Vinylz.


[Trippie Redd] !

Trippie Redd arrancou o ano com a promessa, proferida num live do Instagram, de que tinha um álbum de rock e uma mixtape em mãos para “atacar” 2019. À falta de um dos dois, há agora uma novidade do artista de Canton, Ohio, a rodar nas plataformas de stream: ! sucede a Life’s a Trip, a sua estreia nos álbuns originais, e conta com participações de The Game, Playboi Carti ou Lil Baby. As batidas ficaram a cargo de Diplo, OZ, Murda Beatz ou Wheezy.


[Bas] Spilled Milk 1

À boleia de todo o burburinho gerado pela Dreamville na mais recente compilação Revenge of the Dreamers III, Bas, um dos pupilos mais antigos de J. Cole na sua editora, aproveitou para “derramar” para dentro dos nossos ouvidos algumas das experiências que tem vindo a testar em termos de sonoridades. Spilled Milk 1 é uma edição conjunta da Dreamville e da Interscope e regista também a presença de alguns dos seus label mates, neste caso J.I.D., Earthgang e Ari Lennox.


[Murs & 9th Wonder] The Iliad Is Dead And The Odyssey Is Over

Murs 3:16: The 9th Edition ficará na história como um dos projectos que ajudaram a enriquecer o catálogo da já extinta Definitive Jux. 15 anos depois, Murs e 9th Wonder — aqui com a ajuda da sua The Soul Council — voltam a unir esforços num projecto colaborativo. The Iliad Is Dead And The Odyssey Is Over tem o selo da Jamla Records, o selo gerido pelo veterano beatmaker, e tem Rapsody entre os convidados. O longa-duração deu ainda origem a uma curta-metragem, que podem ver no YouTube.


[Dame D.O.L.L.A.] Big D.O.L.L.A.

Damian Lillard é um dos jogadores em destaque no plantel dos Portland Trail Blazers, que tem também vindo a demonstrar os seus dotes para o rap desde 2015. É enquanto Dame D.O.L.L.A. que prova que a distribuição verbal também está em dia e Big D.O.L.L.A. é o seu terceiro álbum de estúdio. Lil Wayne, Jeremih e Mozzy são os nomes mais vistosos a surgir na lista de convidados que aprova a carreira alternativa do base.


[Russa] Crews na Cruz

No futuro, o ano de 2019 será certamente um dos mais memoráveis para Filipa Florêncio. A rapper, que em 2018 se estreou pela Kimahera com Catarse, já vai no terceiro lançamento do ano. LSD e Party Leftovers abriram as contas da artista sediada no Algarve que, no último par de meses, arrecadou também dois prémios, entregues pela Fnac e pela MIMO. Crews na Cruz é o seu novo curta-duração e está repleto de colaborações — Napoleão Mira, G.I.Joe, Perigo Público, Dezman, Reflect, Embaixada e Moços do Bêco. 

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team