pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/06/2022

Um pouco do mundo em montra no Alentejo.

Niño de Elche, Seun Kuti, Pedro Mafama ou Batida fecham o cartaz deste ano do FMM Sines

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/06/2022

O FMM Sines deu o seu cartaz como encerrado depois da última vaga de artistas revelados. Niño de Elche, Seun Kuti, Pedro Mafama e Batida encabeçam uma lista que se estendeu a nomes como os de Lina_Raül Refree, Mdou Moctar, Acácia Maior, Steam Down, Fado Bicha, Club Makumba ou Re:Imaginar Monte Cara.

A esta altura do campeonato, Niño de Elche será aquele que desperta maior grau de curiosidade. Francisco Contreras Molina já vinha a trilhar um percurso sólido no flamenco quando, em 2018, se juntou à Sony Music España e viu o seu nome catapultado para a grande montra da música pop por intermédio de C. Tangana, com quem colaborou na primeira versão de “Un Veneno”, canção que, três anos depois, surgiria retocada no alinhamento de El Madrileño. Em 2021, o cantor lançou dois projectos a solo, La Exclusión e Memorial De Cante En Mis Bodas De Plata Con El Flamenco.

Seun Kuti é saxofonista, vocalista e também o filho mais novo do lendário pioneiro do afrobeat, Fela Kuti, que em tempos liderou os Egypt 80, banda que acompanha na estrada o músico nigeriano de 39 anos. Em 2018, deixou a sua própria marca no catálogo da Strut com Black Times, trabalho que lhe deu uma outra visibilidade, ao ponto de, nos anos que se seguiram, ter sido convidado para integrar uma das Direct-To-Disc Sessions da Night Dreamer ou para assistir gente como Common ou Jidenna nos seus respectivos lançamentos.

A representar a pluralidade de sons nacionais estão Pedro Mafama e Batida. O primeiro continua na estrada a promover os espectáculos ao vivo em torno do seu LP de estreia, Por Este Rio Abaixo, e foi recentemente o convidado de Ana Moura no singleAgarra Em Mim“. No caso do DJ e produtor luso-angolano, foi ao lado de Mayra Andrade que o escutámos pela última vez, em “Bem Bom“, um ano depois da parceria que estabeleceu com Ikonoklasta nos IKOQWE e que resultou em The Beginning, The Medium, The End And The Infinite. Na passagem pelo FMM Sines, Pedro Coquenão alinha num back-to-back com o brasileiro DJ Dolores.

O certame alentejano vai decorrer na freguesia de Porto Covo (de 22 a 24 de Julho) e na cidade de Sines (de 25 a 30 de Julho). Já anunciadas para a edição deste ano estavam Pongo, Marina Sena, Letrux, Bia Ferreira, Ana Tijoux, Aline Frazão ou Angélica Salvi. Os horários e a distribuição dos artistas por palcos também já foi disponibilizada pela organização.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos