pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Simão Costa
Publicado a: 05/01/2024

ben yosei, redoma, Riça e zé menos vão actuar.

Biruta celebra 10 anos com dia de concertos na Socorro

Texto: ReB Team
Fotografia: Simão Costa
Publicado a: 05/01/2024

A editora independente Biruta Records, ligada sobretudo às abordagens experimentais do rap portuense mas não se ficando por aí , celebra 10 anos de vida em 2024. Para assinalar o aniversário redondo, o selo juntou os seus artistas do momento para uma sessão de concertos que está marcada para 4 de Fevereiro, entre as 17 e as 21 horas, na loja de discos e livros e espaço cultural Socorro, no Porto.

A festa arranca pelas 18 horas com uma actuação de ben yosei, artista coimbrense que lançou em 2023 o álbum lagrimento, pop experimental embebida em instrumentais etéreos. No dia 4 de Fevereiro, o disco poderá ser adquirido pela primeira vez em formato físico, numa edição limitada em cassete.

Seguem-se as redoma, a dupla composta por Joana Rodrigues e Carolina Viana, que navega as águas que ficam algures entre o hip hop e a electrónica lo-fi, com referências jazzísticas, de spoken-word e mesmo de folktrónica pelo meio. Além de irem interpretar os temas do EP parte, editado em 2022, prometem estrear canções novas, que farão parte de um futuro disco.

A partir das 19h30, tempo para ouvir Riça e a purga dos seus demónios, em mais uma apresentação de Diabos m’Elevem. O rapper de Paredes lançou no ano passado um disco singular que oscila entre o rap e a música tradicional e folclórica portuguesa, que explora as superstições locais e um certo misticismo regional, pelo meio de letras íntimas e que levam à catarse. Ao vivo, apresenta-se com zé menos, que também foi uma peça-chave na produção do disco, e com cenografia pagã idealizada por Diana Queirós.

É o mesmo zé menos que encerra as celebrações da Biruta. Consigo traz o álbum apresentado em 2019, o exploratório e disruptivo o chão do parque, que alargou horizontes no universo em constante expansão do hip hop nacional. Além disso, já é certo que vai lançar em 2024 um novo disco, um EP produzido na íntegra por Pedro, O Mau.

A Biruta começou a sua actividade em 2014 com a edição de Passeio, álbum dos Ollgoody’s, disco feito entre Logos e Minus & MRDolly com uma forte identidade portuense. Desde então, editou também projectos de 4400 OG, Keso, MONA LINDA, Ghettoven, Tio Rex e We Bless This Mess. Os bilhetes podem ser comprados online (através de email para birutarecords@gmail.com) ou na Socorro por 8€ até 28 de Janeiro. A partir de dia 29, e até ao dia do evento, passam a custar 10€.


Cartaz por Tiago Mogege

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos