pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/11/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/11/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[TILT] “Tundra” feat. DJ Ketzal e C̶o̶r̶a̶ (prod. Pilha)

O clima fica frígido e o cenário vira “Tundra” no regresso de TILT à promoção de Espirro, o álbum de estreia a solo que o rapper se encontra neste momento a preparar e que já tinha começado a ser antecipado com “Espinhos” em Fevereiro último. O mais activo dos três liricistas de ORTEUM fez escola com EPs um par de EPs de culto, ACC/CDM e Karrossel, Karma, e a oportunidade de o podermos escutar num projecto seu com batidas originais parece estar cada vez mais perto, mudando o paradigma dos seus lançamentos anteriores graças à ajuda de produtores como Martello Sousa e, agora, Pilha. O que se mantém é a habilidade para fazer do sangue a tinta da caneta com que rabisca os seus poemas, aqui entrelaçados com contribuições adicionais de C̶o̶r̶a̶ e DJ Ketzal.


[Ryder, Skepta, Dré Six] “All Alone”

Nem tudo tem de ser antecipadamente planeado com o maior nível de detalhe. Música também vive do momento e prova disso é a aproximação que se deu entre Ryder, Skepta e Dré Six, que num par de dias — ou, se preferirem, 48 Hours — fecharam duas canções e ultimaram a edição de um curto disco na passada sexta-feira. Com apenas 19 anos, Ryder acaba por ser o grande cérebro por detrás desta operação, ele que tem andado a remisturar temas do pioneiro do grime e fazer um enorme sucesso nas redes sociais com os seus remixes apelidados de #skeptacore, algo que seduziu Skepta a experimentar sair da sua zona de conforto e abordar as sonoridades mais ambientais do produtor de Hull já em contexto de sessões de estúdio, das quais sairam este “All Alone” e “For You”, os dois originais contidos em 48 Hours.


[Lord Apex] “Phoenix” feat. Freddie Gibbs

Veni, vidi, vici. Assim foi o primeiro concerto de Lord Apex em Lisboa, no Musicbox, conforme Paulo Pena reportou para o Rimas e Batidas pouco depois de ter estado à conversa com o MC londrino no hotel onde este estava hospedado. Enquanto muitos artistas chegam a uma altura em que se perdem na imensidão dos seus catálogos, Apex mostra ter qualidades de filtragem acima da média e, em palco, é tudo bangers o que faz ecoar a partir de qualquer sistema de som, garantido uma vertiginosidade constante do início ao fim do seu set. E o repertório do homem que provocou a maior enchente do último Jameson Urban Routes não pára de crescer, ele que pouco após a passagem por Portugal editou um novo LP, The Good Fight, o seu mais ambicioso até à data, onde conseguiu casar a sua escrita de sensei a um interessantíssimo leque de convidados, que vai de Madlib e BONES até Greentea Peng, Mavi ou Freddie Gibbs, ele que assiste o colega inglês neste “Phoenix”.


[Renelle 893] “Gentleman” (prod. Bay29)

Numa semana branda ao nível de lançamentos, tanto ao nível dos discos como dos vídeos, o rap made in UK soube aproveitar para se fazer sobressair. Mas isso não é motivo para gabarolices, até porque, como refere Renelle 893, “a gentleman don’t kiss and tell.” O rapper do sudeste de Londres volta a contar com Bay29 na produção de uma nova faixa avulso, eles que este ano já tinham editado pela High Focus Records o EP Off The Grid. Neste novo “Gentleman”, o par inspira-se no estilo sombrio que pautou o hip hop nova-iorquino durante a década de 90 através de nomes como Mobb Deep ou Wu-Tang Clan.


[AKAI SOLO] “2 Meters Short (Pyre!)” (prod. Wavy Bagels)

Para AKAI SOLO, é muito mais cool dizer “pyre” em vez de “fire”, e por vezes são estas pequenas particularidades no discurso que ditam a separação entre os normies e os diferenciados. Ainda em fase de crescimento no game, o MC e produtor de Brooklyn tem vindo a cair nas graças de gente como billy woods, Moor Mother ou, mais recentemente, Blockhead, espalhando a semente do seu rap por alguns dos catálogos mais interessantes do panorama do hip hop. Em nome próprio, lançou no ano passado o álbum Spirit Roaming pela Backwoodz Studioz e regressou há um par de dias com o primeiro single desde então: “2 Meters Short (Pyre!)” é trilhado sobre um instrumental de Wavy Bagels e aborda o conceito de egotrip com uma certa leveza, servindo ainda para antecipar Only The Strong Remain, projecto que, na descrição do vídeo, surge apontado para uma edição no dia “??” de Dezembro. É esperar para escutar.


[2 Chainz & Lil Wayne] “Oprah & Gayle” feat. Benny The Butcher

Não sabemos se sentiram a terra tremer, mas Novembro foi palco para uma colisão entre titãs. No passado dia 17, 2 Chainz e Lil Wayne cruzaram versos ao longo dos muitos temas encapsulados em Welcome 2 Collegrove, um longa-duração que traz o trap no seu estado mais puro de volta ao centro do debate mas que não fecha os olhos a outro tipo de cadências, como é o caso deste “Oprah & Gayle”, uma balada ao estilo boom bap que coloca os dois protagonistas principais a narrar pedaços das suas vidas lado a lado com Benny The Butcher.


[Little Brother] May the Lord Watch: The Little Brother Story

No início deste milénio, Phonte, Big Pooh e 9th Wonder uniram esforços para formar um dos colectivos mais sonantes numa então nova vaga que surgia no panorama do hip hop alternativo. Os Little Brother assinaram projectos como The Minstrel Show ou Getback antes de entrarem num hiato que durou quase uma década. Já sem 9th Wonder como parte do grupo, 2010 assinalou o seu regresso à actividade com Leftback e, em 2019, frisaram ainda mais essa intenção de deixar uma marca no presente com May The Lord Watch, título que agora é recuperado para um documentário que se apresenta como sendo “a história definitiva dos Little Brother.” Uma verdadeira aula à distância de um clique.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos