pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/06/2023

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/06/2023

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[ize] “Please”

Ize Cream Man causou estragos e deixou bem claro de que o jungle e o hardcore andam melhor de mãos dadas. Na voz de ize, a fórmula parece até infalível, de tão inflamável que é o swing com que nos serve versos de pura adrenalina, como se pode escutar em “This Is Not a Drill“, “Come Up” ou “Ring Ring“. Depois de se exibir como produtor no showcase de instrumentais que é Crack Kong, este “vírus porto-riquenho” voltou às rimas já na recta final de 2022 com Magazine Cream, um EP de mais três sonantes faixas — “Trash” e “Been” são “cabeças-de-cartaz” no mais recente curta-duração, mas este breve “Please” introdu-las na perfeição com a dose certa de vertigens.


[Jorja Smith & Nia Archives] “Little Things” Remix

Ver os nomes de Jorja Smith e Nia Archives por aqui referidos não é, de todo, surpresa nenhuma. O factor “novidade” aqui está no facto de ambas estarem a colaborar juntas pela primeira vez, fazendo deste vídeo um crossover que encaixa na perfeição da luva de quem vos escreve. “Little Things” era já uma das malhas mais viciantes com que Jorja Smith nos brindou desde Lost & Found (2018), mas ganha contornos ainda mais efusivos após os retoques que a autora de Sunrise Bang Ur Head Against Tha Wall lhe aplicou ao nível da estética, transportando o tema para os campos do drum & bass.


[Earl Sweatshirt] “Making The Band (Danity Kane)”

Não há como negar um artista que está no auge do seu game. Some Rap Songs, FEET OF CLAY e SICK! formam uma interessante cadeia de lançamentos em nome próprio por parte de Earl Sweatshirt, que ainda complementa esse trajecto individual com várias colaborações de peso e projectos secretos — dos temas a meio com MIKE, Navy Blue, Armand Hammer e Jean Dawson até às faixas que assinou para Blueblood (artista ficcional da série Atlanta) ou ao disco que esculpiu a meias com Alchemist e que ainda se encontra à deriva no YouTube (o par usou um nome falso para assinar a obra e, até ao momento, ninguém declarou tê-la encontrado). Earl não pára de nos surpreender e, na semana que passou, espetou-nos com mais um banger na cara, reformulando o drill e moldando-o à sua imagem neste “Making The Band (Danity Kane)”, produzido a meias por Evilgiane e Clams Casino.


[MIKE] IPARI PARK TOUR 2K23 ** AZ – LA **

MIKE é a mais recente entrada na saga de “rappers que não vamos precisar de envelhecer muito para os ver estrearem-se ao vivo no nosso país.” O MC e beatmaker de Nova Iorque foi hoje anunciado pela Filho Único e vai pisar o mesmíssimo palco onde Pink Siifu mostrou todo o seu poderio diante nós no último Verão. Como não poderia deixar de ser, já estamos a contar os dias deste lado para testemunhar a perícia do autor de discos como weight of the world, Disco! ou do mais recente Beware of the Monkey. Há um ano, Paulo Pena não aguentou o tempo de espera e foi de propósito a Madrid para o apanhar no Siroco, que valeu uma reportagem para o Rimas e Batidas. E se as palavras não chegarem, podem provar um pouco da vibe que MIKE é capaz de imprimir nos seus espectáculos através de uma nova vídeo-reportagem que deu entrada no seu canal no YouTube.


[Lessa Gustavo & Dawmata] “Deus Ex Machina” feat. VND

Numa peça audiovisual feita a partir de memórias do Brasil, Lessa Gustavo deu o pontapé de saída para um novo EP com um tema em que reclama por intervenção divina. Mas para quem já nasceu abençoado com o dom da escrita e da declamação poética, talvez seja só uma questão de tempo até que as suas palavras possam ajudar a mudar o mundo por si só. Com participação de VND, “Deus Ex Machina” foi o avanço inaugural de Cor de Deus Quando Foge, um trabalho onde Gustavo conta com a ajuda de Dawmata nos instrumentais e que nos chegou poucos dias depois, na passada sexta-feira.


[Renelle 893] “Swamp Monster” (prod. Bay29)

O carro ainda soma poucos quilómetros no contador, mas Renelle 893 parece já estar bem adiantado no percurso que o levará ao aperfeiçoamento de todos os seus skills enquanto MC. Foi certamente pelos seus dotes ao microfone que o veterano King Kashmere o trouxe debaixo da sua asa, em Cocoa Butter, até à High Focus Records, e a casa editorial fundada por Fliptrix esteve bem ao perceber que havia ali mais conteúdo para espremer, estando agora a trabalhar com o emergente artista do Sudeste de Londres na sua travessia a solo. Depois de “Spaghetti“, Renelle 893 aparece em frente à câmera para debitar um tema sem mácula, novamente com Bay29 ao seu lado — no final deste mês, o par cruza-se em OFF THE GRID.


https://youtu.be/tNy9mSTXDu4

[Curren$y & Jermaine Dupri] “ESSENCE FEST”

Já estamos longe do tempo em que Jermaine Dupri estava a revolucionar o r&b através de parcerias com Usher ou Mariah Carey. O produtor e compositor da Carolina do Norte já não goza do mesmo protagonismo alcançado no início do milénio, mas Curren$y viu nele o companheiro ideal para desenvolver um disco que serve For Motivational Use Only. Neste que é um dos seus temas, “ESSENCE FEST”, o homem que, nos anos 90, deu a conhecer ao mundo os Kris Kross volta a prestar homenagem ao hip hop de cariz mais festivo e movido a drum machines. Já o rapper de Louisiana limita-se a encostar a cabeça para trás e a desfrutar do facto de estar a ser ladeado por uma lenda viva, enquanto relata os passeios que dá com as meninas no seu Chevrolet de jantes cromadas.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos