pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/07/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 26/07/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tohji, Loota & Brodinski] “Yodaka”

Imaginem-se a conduzir a 200 km/h na Serra de Sintra, com o perigo de uma colisão ou despiste sempre iminentes a cada curva mais apertada. É essa a sensação que temos ao escutar este “Yodaka”, um tema de cortar a respiração interpretado pelos japoneses Tohji e Loota, produzido pelo francês Brodinski, e que integrou o primeiro disco de sempre do trio, KUUGA. Se em Março último não demos pela chegada do EP e, em Junho, o vídeo de “Iron D**k“também falhou em acusar no radar, o tempo perdido está agora a ser compensado com uma rotação constante deste pack de oito corrosivos temas, situados algures entre o trap, a rave e o ambient, que foi recentemente recriado ao vivo na assombrosa prestação que demos conta por cá precisamente há uma semana.


[Brady Watt] “The Narcissist” feat. Westside Gunn & DJ Premier

Tem dois álbuns na calha para editar em 2021, ano em que já foi produtor-executivo do mais recente trabalho de Mach-Hommy, colaborou com gente como IDK ou DMX e tem o seu nome a circular como um dos supostos convidados para DONDA, o tão aguardado próximo LP de Kanye West. No meio de tudo isto, deu ainda uma mãozinha ao músico e produtor Brady Watt neste seu novo single “The Narcissist”, que conta também com drums e cortes da autoria do lendário DJ Premier e uma animação assinada pela dupla Jim Warren e Alexandra Derderian.


[Lil Nas X] “INDUSTRY BABY” feat. Jack Harlow

Mentalizem-se: não existe uma “agenda” gay. Existe, sim, uma comunidade de seres humanos oprimida há demasiado tempo que está finalmente a encontrar a sua própria voz e a manifestar-se em todos os campos possíveis, uma revolução social que, logicamente, não passa ao lado das várias correntes sob as quais a arte se manifesta.

Com mais ou menos dislikes, acusações ou comentários negativos, Lil Nas X soma louros a cada novo lançamento ao mesmo tempo que levanta o dedo do meio bem na cara dos intolerantes. “INDUSTRY BABY” surge como resposta a um momento mais conturbado e, ao mesmo tempo, oferece-nos um dos temas de club rap mais quentes do Verão. Jack Harlow, Kanye West e Take a Daytrip ajudam-no na concepção de mais um super-single, com o tão esperado álbum de estreia logo ali ao virar da esquina.


[Vince Staples] Ao Vivo @ Tiny Desk (Home) Concerts

“LAW OF AVERAGES”, “SUNDOWN TOWN”, “THE SHINING” e “TAKE ME HOME” foram os temas que Vince Staples extraiu do seu mais recente trabalho, um disco homónimo, para levar até ao palco digital do Tiny Desk (Home) Concerts. Fousheé foi a única convidada a surgir em cena, para ajudar o rapper californiano na última faixa deste alinhamento. O formato escolhido para a ocasião, ao lado de uma banda de quatro elementos, entre eles Kenny Beats, o homem-forte por detrás da produção de Vince Staples, oferece-nos uma perspectiva diferente em relação a esta nova fornada de canções.

[Bones] “InLovingMemory”

À terceira obra editada no presente ano, Bones imagina o seu próprio funeral. InLovingMemory é o 79º longa-duração na carreira do rapper de Michigan, ele que já leva uma década em actividade enquanto MC e foi um dos pilares na reformulação emo que adveio do hip hop numa das suas inúmeras ramificações. O tema-título, produzido por Greaf, deu origem a um novo videoclipe do fundador da TeamSESH, fruto de uma parceria entre Kaelin Marion e Elliott OConnor que traz à tona o ambiente inóspito que frequentemente cobre todo o universo de Bones.


[DJ Muggs & Hologram] “No Off Season”

Nunca é de mais relembrar que DJ Muggs atravessa um período de imenso fulgor criativo. O histórico DJ e produtor dos Cypress Hill escolheu Hologram para uma nova aventura em disco, American Cheese, depois de se terem cruzado há pouco mais de meio ano em Winter, o último projecto em nome próprio de Muggs pela sua Soul Assassins Records. “No Off Season” é o primeiro single da peça colaborativa com Hologram, que, para já, apenas circula no formato físico e tem Action Bronson, Meyhem Lauren e Big Twins na lista de convidados.


[Evidence] “Lost In Time (Park Jams)”

Stephen Vanasco volta a auxiliar o amigo Evidence em mais um pedaço visual do puzzle que é Unlearning Vol. 1. Tal como em boa parte desse álbum, “Lost In Time (Park Jams)” tem o rapper e produtor californiano a divagar pelos corredores da sua própria memória, a tentar sarar feridas antigas enquanto as segreda, muitas vezes codificadas, aos ouvidos daqueles que o seguem com atenção.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos