pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/07/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/07/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Kevin Abstract] “SLUGGER” feat. $NOT & slowthai

Que estrondo, man. Os dias de Kevin Abstract parecem ter mais horas do que os nossos e o homem-forte dos BROCKHAMPTON está neste momento a preparar o lançamento do seu quarto álbum a solo, dois anos após ARIZONA BABY e ainda na ressaca de ROADRUNNER: NEW LIGHT, NEW MACHINE. Os versos de $NOT e slowthai ficaram de fora desta versão de “SLUGGER” — a faixa completa está aqui —, uma ligeira dor que nos é totalmente compensada pelos fantásticos planos escolhidos pelo próprio rapper e produtor, que quase transformam uma lavandaria numa animada barraquinha de feira popular. Antes da seguirmos em frente, convém não esquecer: R.I.P. to Pimp C!


[deem spencer] “stuck on me” feat. mel hines

Seja numa onda mais soul ou algures entre o jazz e o trap, se é para ter o carimbo “balada lo-fi”, deem spencer leva-os todos. Por cá ainda se dança ao som de “but” ou “shorty, Pt.3“, temas que integraram o seu LP de de 2019, Pretty Face, mas o jovem artista de Jamaica, Queens, até já nos apresentou um novo lote de canções, intitulado Deem’s Tape. “stuck on me”, que tem a participação de mel hines e é produzido por frank leone, sucede a “dors“, “new light” e “wife wife” na lista de vídeos a surgir desta saga, que colocou recentemente deem na rota de publicações como a Teen Vogue, DJ Booth ou Complex.


[Tohji, Loota & Brodinski] KUUGA Ao Vivo @ Osaka

É, no mínimo, intrigante. O som flagelante e disruptivo que por aqui emana não deixa este trio passar em branco, mesmo que do outro lado da linha esteja alguém que apenas consegue detectar uma mão-cheia de palavras em japonês que aprendeu num anime.

Foquemo-nos no (pouco) que conseguimos apurar: Loota e Tohji são dois rappers japoneses em crescendo na cena trap do seu país e que decidiram mudar de ares e unir esforços em KUUGA, um projecto no qual as estéticas sonoras mais urbanas surgem camufladas entre tons de ambient e industrial, tudo isto orquestrado por Brodinski, produtor francês que forma dupla com Gesaffelstein nos Bromance Records e que tem o seu nome cravado nos créditos em YEEZUS, de Kanye West.

Para a londrina NTS, o grupo gravou uma actuação em torno de KUUGA numa fábrica abandonada, mesmo a condizer com todo este seu novo universo musical gélido, sombrio e visceral.


[Franky Bones] “Couple Bucks”

Depois de CLBRKS e o seu “BONITO“, a Blah Records volta a seduzir-nos com mais um título, Casa Saudade. O EP de estreia de Franky Bones, que se intitula no Bandcamp como multi-instrumentista, produtor, beatmaker, cantor e rapper, captou a atenção do selo underground britânico, que consegue assim acrescentar tons de jazz e soul a um catálogo completamente dominado pelo que de mais alternativo se vai fazendo dentro do hip hop. Além da vertente a solo, Bones integra os quadros do trio Sohio Players, que no ano passado assistiu Sly Moon em Why Am I So Sly?, e já colaborou com as cantoras Harley-Blue e Ella Knight.


[Pink Siifu] “lng hair dnt care”

“lng hair dnt care”. Não há melhor lema que este quando ir ao cabeleireiro parece ter passado a ser muito menos urgente desde o início da pandemia. Na versão de Pink Siifu, com produção de Ted Kamal, a frase ganha outro grau de coolness e dá o mote para o seu mais recente single em nome próprio. Serve-se bem com um selo na língua para ir de bike à mercearia buscar a Sprite que faltava para terminar o lean com que se deve acompanhar a segunda metade da faixa. Com um andamento destes já só paramos em GUMBO’!, o próximo disco do MC do Alabama.


[Vince Staples] “ARE YOU WITH THAT?”

Ainda estamos incertos quanto ao tema que mais se sobressai em Vince Staples mas este “ARE YOU WITH THAT?” entra facilmente nessa luta. A arriscar num r&b e mesmo sem ter o mais perfeito dos timbres, o versátil artista de Long Beach não deixa de soar como um peixe dentro do seu próprio aquário, entregando ao público a mesma dose de originalidade e frescura que lhe reconhecemos em Big Fish Theory ou Summertime ’06. Depois de “LAW OF AVERAGES”, “ARE YOU WITH THAT?” é o segundo capítulo audiovisual a surgir do álbum homónimo.


[BADBADNOTGOOD] “Signal From The Noise”

O jazz e toda a sua parafernália reunem-se em “Signal From The Noise”, uma das mais completas amostras daquilo que o arsenal dos BADBADNOTGOOD é capaz. Esta viagem de nove minutos há-de levar-nos a Talk Memory, o tão esperado sucessor de IV, que vai levar o quarteto canadiano às fileiras da prestigiada XL Recordings pela primeira vez. Marquem a data: 8 de Outubro.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos