pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Medhane] “NO CAP”

Estava destinado. 2019 foi um óptimo ano para Medhane, que nos deu óptimas indicações em Own Pace, o seu álbum de estreia. Em 2020 arrancou com Full Circle, integralmente produzido por si, e no final de Maio deu-nos a continuação mais lógica para o tal promissor disco do ano passado: Cold Water é mais uma importante contribuição para a reformulação do hip hop lo-fi movido a samples, estruturado com a ajuda de nomes como Maxo, Navy Blue, Chuck Strangers ou Jadasea. Apresentado com uma animação assinada por Printz Nelson Bandela, “NO CAP” é o novo single do LP que foi alvo de rasgados elogios por parte da Pitchfork.


[K.A.A.N.] “Reaper”

K.A.A.N. está endiabrado. Blissful Awareness foi o álbum que editou no final do mês passado e digamos que está perto de ser irrepreensível no que toca à sua performance, tanto a nível de escrita como de entrega vocal. Dem Jointz, antigo pupilo de Dr. Dre que já conta com três nomeações para os GRAMMY no currículo, volta a auxiliar o MC de Maryland num novo trabalho, desta vez ao lado de Deeacebeats. Tomem este “Reaper” e tirem as vossas próprias conclusões.


[Adé Hakim] “MUTE BUTTON” feat. Cruzin

Também conhecido como Sixpress, Adé Hakim está a postos para editar HAPPIEST PEOPLE IN THE WORLD REBOOTED, o sucessor do seu último LP, HAPPIEST PEOPLE IN THE WORLD WIDE WEB, de 2019. Produto nova-iorquino da mesma escola que viu nascer MIKE, Pink Siifu ou os Standing On The Corner, Hakim é ainda um artista próximo da esfera criativa de Earl Sweatshirt, a quem emprestou o beat para o singleNowhere2go”. “MUTE BUTTON” parece ter emergido para encurtar o caminho rumo ao próximo trabalho do rapper e produtor.


[Dellafyah] Classic Akai MPC Live Beatmaking

Aprender com os melhores. Não é aquilo que todos queremos? Agora podem beber directamente da fonte de Dellafyah, o alter-ego que o histórico Kilu adopta enquanto produtor. Classic Akai MPC Live Beatmaking é uma série que arrancou durante a semana passada (podem também espreitar o segundo episódio aqui) e capta o veterano da cena hip hop tuga a cortar e coser samples directamente do vinil. Sem sair da mesma esfera, podem — e devem — também observar Dellafyah em registo de concerto na sua MPC. Só não se esqueçam de manter o caderno de apontamentos por perto.


[Pop Smoke] “Make It Rain” feat. Rowdy Rebel

Tinha apenas 20 anos e duas mixtapes editadas quando nos deixou em Fevereiro último mas não restam dúvidas de que Pop Smoke era a tão aguardada voz que o movimento drill de Nova Iorque precisava. O estatuto de lenda encaixa-lhe que nem uma luva, principalmente agora que vemos que havia muito mais trabalho de estúdio para além dos dois volumes de Meet The Woo. Shoot for the Stars, Aim for the Moon será o primeiro trabalho póstumo do malogrado MC e está agendado para chegar ao mercado no dia 3 de Julho. Rowdy Rebel marca presença neste novo avanço mas podem desde já contar com as contribuições de Quavo, Offset, Dave East ou Fivio Foreign nesse disco.


[Deem Spencer] “today, we sat”

Estreou-se em 2019 com Pretty Face, um grande álbum que recupera a estética do hip hop lo-fi mas aplica os seus ensinamentos à arte de fazer canções pop. O trabalho de Deem Spencer passou relativamente despercebido mas o seu impacto foi grande o suficiente para fazer soar alguns alarmes: foi revisto por publicações como a Pitchfork ou o Ípsilon, do Público, teve alguma cobertura na rádio portuguesa por intermédio da Oxigénio e foi ainda alvo de uma edição limitada pela Vinyl Me, Please, que está neste momento ao preço da chuva. Agora é hora de apontar baterias a coisas novas e este “today, we sat” sucede a “green starter” na sua lista de temas em 2020.


[Tom Misch & Marcos Valle] “Parabéns” Ao Vivo @ Quarantine Sessions

Tom Misch tem sido um dos músicos internacionais mais activos durante este período de isolamento social através dos seus lives no Instagram. É ele também um dos grandes destaques nesta versão 2.0 do Rimas e Batidas — podem ler a entrevista aqui — que como já puderam notar está a passar por uma fase de reformulação, não apenas estético mas também ao nível da ambição face ao seu crescimento e abrangência musical. Podem perceber melhor para onde queremos ir neste artigo. E podem fazê-lo ao som desta sonante colaboração entre o músico inglês e o lendário Marcos Valle, uma nova roupagem de “Parabéns”, do álbum Contrasts do artista brasileiro, que no ano passado já nos tinha revelado a aproximação a Misch numa esclarecedora entrevista.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos