4 passos para untitled: 4 clips que trouxeram Kendrick Lamar até 2016

[TEXTO] Ricardo Farinha [FOTO] Direitos Reservados

Kendrick Lamar surpreendeu o mundo na madrugada de quinta para sexta-feira com o lançamento de um novo trabalho. untitled unmastered. tem oito novas faixas no total, mas já conhecíamos algumas de várias actuações do rapper de Compton em programas televisivos.

Sem nome nem identificação, ficaram simplesmente untitled – 1, 2 e 3 -, e é assim que permanecem no novo disco lançado ontem pela Top Dawg Entertainment, embora numa listagem com uma numeração diferente. Música anónima, apenas com datas nos títulos, mas repleta de conteúdo.

 


Untitled em Colbert Report – Dezembro de 2014


Ainda antes de Kendrick Lamar editar To Pimp A Butterfly, em Março do ano passado, já desvendava aquele que seria um dos principais temas de untitled unmastered. A primeira faixa anónima do rapper de Compton foi apresentada ao mundo ainda em 2014 (!), num dos últimos episódios do programa televisivo The Colbert Report, com Stephen Colbert.

Acompanhado em palco por Thundercat, Bilal, Terrace Martin e Anna Wise, Kendrick mostrava uma faixa poderosa, em que brincava com estereótipos sociais, com uma melodia musical inigualável no rap game. Era o prenúncio para To Pimp A Butterfly e para este untitled unmastered que chegou finalmente (embora de surpresa) ontem aos nossos ouvidos.

 


Medley em The Late Show, com Stephen Colbert – Setembro de 2015

2015 aconteceu e com ele To Pimp A Butterfly, considerado o disco do ano pela grande maioria da crítica internacional e tornando-se um clássico de forma instantânea. Além do rapper e músico, Kendrick mostrou-se um verdadeiro performer, com actuações ao vivo como este medley livre, a ir mais fundo na sua própria liberdade artística, a explorar e reunir partes de vários temas de TPAB, naquela que foi a estreia do novo programa de Stephen Colbert, o The Late Show, em Setembro.

 


Untitled 2 em The Tonight Show, com Jimmy Fallon – Janeiro de 2016


Finalmente, chega 2016 e a continuação da saga dos untitleds – embora dificilmente esperássemos que fosse resultar num novo disco, apenas um ano depois do lançamento de uma obra-prima. Kendrick abriu o novo ano com este Untitled 2, que agora se dividiu em dois temas de untitled unmastered. A primeira parte desta faixa que foi pela primeira vez apresentada no The Tonight Show, com Jimmy Fallon, pertence a untitled 08, no novo EP, enquanto podemos encontrar a segunda metade do tema na nova faixa (quase homónima) untitled 02.

 


Untitled 3 nos Grammys – Fevereiro de 2016

O rapper de Compton esteve nomeado para 11 categorias nos grandes prémios da indústria musical, mas levou para casa apenas cinco gramofones, incluindo os de Melhor Canção Rap – “Alright” -, Melhor Performance Rap – “Alright”-, Melhor Colaboração Rap – “These Walls -, Melhor Vídeo Musical – dividido com Taylor Swift na canção “Bad Blood”, e Melhor Álbum Rap – To Pimp a Butterfly.

“Quero ganhar todos não apenas por mim, mas pela cultura”, disse Kendrick em entrevista ao The New York Times, antes da cerimónia. Não conseguiu levar todos, mas deixou o mundo arrepiado com uma nova performance cheia de simbolismos e mensagens. Um medley com The Blacker The Berry e Alright trouxe também até nós Untitled 3, um novo tema que parece, apesar de ter sido o último grande passo até untitled unmastered, não figurar no novo EP de Kendrick Lamar, que ainda está a quente.

 


aqui a crítica do Rimas e Batidas a untitled unmastered.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team