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Publicado a: 09/10/2015

T&C/AVNP&NMTC: Apontamentos por NERVE V

Publicado a: 09/10/2015

[TEXTO/ARTWORK] Tiago ‘NERVE’ Gonçalves

RELER: [O Plano Inicial] | [A Primeira Recolha de Instrumentos & Redefinição (Parte I)] |[Redefinição (Parte II) & A Segunda Recolha de Instrumentos] | [O Subtítulo “AVNP&NMTC” & Participações]

 


[A EDIÇÃO]

Já em 2013, com o álbum praticamente gravado, decidi acabar o processo com um lançamento em condições, sem grandes planos de conquista mundial, mas mais profissional do que seria se fizesse tudo sozinho. Cheguei a enviar o álbum para um par de editoras. Uma deu-me um “não” simpático e a outra não me respondeu nem para me mandar dar uma curva. Nisto, encontrei-me com o Blasph para saber mais acerca da Mano A Mano, que o tinha ajudado a editar o álbum Frankie Dilúvio Vol. 1. Pareceu-me ser um bom projecto, de malta com vontade de fazer bem a coisa. Poucos dias depois encontrei-me com o TNT e o Chikolaev, mostrei-lhes as 14 faixas já gravadas e pré-misturadas, assim como a capa do álbum, e falámos sobre o que se podia fazer a partir dali.

Desde aí até ao lançamento oficial em Setembro de 2015 com selo da Mano A Mano, para todos os envolvidos, foi trabalhar exaustivamente, definir e cumprir tarefas e prazos, ler e enviar centenas de emails e mensagens, lidar com planos, imprevistos, soluções, etc.. Acima de tudo, houve transparência no processo, que é uma coisa rara. Além de uma capacidade brutal de adaptação e de uma paciência de santo, a Mano A Mano apresentou soluções para a fabricação dos CDs, realização de vídeos, venda digital e física, comunicação, etc. No meio de todo o negativismo em torno deste projecto, a edição pela Mano A Mano foi definitivamente positiva e fiquei orgulhoso e grato pelo que foi alcançado.

 



[A GRAVAÇÃO]

Este foi o primeiro disco que gravei com o meu próprio material, sozinho em casa, como o Macaulay Culkin, essencialmente entre Dezembro de 2012 e Outubro de 2013. Material relativamente barato. Estamos aqui a falar de uma placa de som da Roland (Cakewalk UA 25 EX) e de um microfone da Audio Technica (ATH 20-35). É um mês de ordenado mínimo. O facto de não depender de ninguém para gravar foi positivo, na medida em que fui livre de gravar e regravar o que quis, sempre que me apeteceu, assim como me permitiu explorar entoações e interpretações diferentes sem me sentir observado, mas pode também ter sido negativo, porque essa liberdade para gravar e regravar vezes sem conta pode ter-se tornado contra-produtiva e ter atrasado o processo de gravação. Mesmo quando o álbum já estava a ser masterizado pelo Pedro Quaresma, cheguei a enviar-lhe algumas pistas regravadas para substituir as pistas supostamente finais.

No que toca a produzir um projecto, “a vida não presta e ninguém merece a tua confiança” não pretende servir como um mote desmotivador, mas sim como um apelo ao orgulho individualista como fonte de motivação para persistir. O objectivo não é incentivar lamúrias contra-produtivas de “não consigo sozinho e ninguém me apoia”, mas sim promover a capacidade de adaptação às circunstâncias para que, sozinho, com as ferramentas disponíveis, seja possível persistir.

 



[NOTAS FINAIS]

Desde que lancei o ENPTO, e durante os anos de produção que descrevi até agora, entrei para a faculdade, estudei e trabalhei ao mesmo tempo, desisti da faculdade para poder continuar a trabalhar, mudei várias vezes de emprego, mudei umas cinco vezes de casa, acabei e comecei relações, fiz uns trabalhos de ilustração, colaborei em álbuns, EPs, mixtapes, compilações, lancei músicas soltas (num total de mais de 30 faixas), lancei uma compilação e um EP, tratei de toda a componente gráfica do álbum, procrastinei como ó caraças, fui obcecado com isto, vivi centrado em mim e sem tempo livre para nada que não pensar ou fazer música, desiludi pessoas e fui péssimo a alimentar amizades e visitei pouco a minha família. Nunca vou recuperar o tempo nem compensar nada, mas espero que tenha servido para alguma coisa. Espero também que este testamento sirva para que os resistentes que chegaram até aqui entendam um pouco melhor como demorei sete anos a editar 43 minutos de música.

 

“Trabalho & Conhaque” ou “A Vida Não Presta & Ninguém Merece a Tua Confiança” está disponível para aquisição na Mano A Mano.

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