Apollo Brown & Planet Asia // Anchovies

anchovies-1

[TEXTO] Moisés Regalado

Skip the politics“. O mote é dado aos dois minutos e não há como enganar: perfeitas repetições alimentadas por baterias quase ausentes, trocadas pelo baixo gordo e predominante. A fórmula embala quem não se deixa cansar pelo mais fundamental dos raps e prova que nada supera o melhor loop de quatro barras. Perfeito como banda sonora para derivas de pensamento ou para momentos em que ouvir música é a única actividade, não será descabido afirmar que o acompanhamento com fumo branco é requisito opcional mas abonatório.

Planet Asia é o anfitrião e guia deste universo farto em referências canábicas, próximo do que fazem Method Man, Sean Price ou Action Bronson – o flow multissilábico e rico em quebras facilita a comparação. A exemplo do novo Blue Chips 7000, ainda que a estética seja completamente díspar, o tom lento e quase arrastado com que Anchovies se desenrola reforça o destaque do MC. Ao contrário do mais desinspirado que nunca Bronsolini, Planet Asia brilhou e fez brilhar as produções de Apollo Brown com a segurança de quem não quer reinventar a roda antes de a girar.

 



Perante alguém curioso em saber os melhores projectos para começar a ouvir rap, é frequente pensar-se em dois tipos de solução. O disco digerível, transversal, e o exemplar que, clássico ou alternativo, representa um ideal de hip hop. É no segundo lote que Anchovies se insere e, se levado ao novo ouvinte, convém sublinhá-lo. Dificilmente se transmite (e não se ensina) o prazer de ouvir cinquenta minutos de samples e rimas sem direito a refrões vibrantes ou participações vistosas. Ultrapassada a barreira, se existente, torna-se óbvio: dentro do género, tão cedo não haverá melhor.

Desde o segundo Rap Album de Jonwayne que nenhum outro desafiava assim o estado das coisas. Não vai conquistar uma larga fatia de ouvintes nem escalar tabelas mas, como poucos, consegue acompanhar a velocidade e as luzes sem lhes recorrer. Que seja guardado pela história como raro exemplo de coesão, com rapper e produtor a proporcionarem um alinhamento pensado ao segundo para que nenhuma vírgula seja passada à frente. Mais do que dissecá-lo, resta agradecer aos intervenientes pela classe com que deram forma a mais um lançamento da essencial Mello Music.

 


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team