pub

Publicado a: 18/10/2016

Xinobi: “Aposto que foram os Beastie Boys e o Licensed to Ill que me ensinaram a chegar às aulas ao muito-moderadamente-rebelde segundo toque”

Publicado a: 18/10/2016

[TEXTO] Alexandre Ribeiro [FOTOS] Direitos Reservados

Licensed To Ill, álbum de estreia dos Beastie Boys, foi um vigoroso exemplo pioneiro de miscigenação entre hip hop, rock e punk no universo mainstream e, passados 30 anos do seu lançamento, é reeditado em vinil. 15 de Novembro de 1986 é, para muitos, a data que marca a primeira invasão do rap enquanto força-motriz da indústria musical – foi o primeiro álbum hip hop de sempre a ser número um no Billboard 200 Chart. O ReB foi falar com artistas, divulgadores culturais e jornalistas sobre a importância do disco nas suas vidas. 

 


xinobi

 

Bruno Cardoso, que actualmente produz música enquanto Xinobi, é o segundo elemento dos The Vicious Five a conversar com o ReB sobre o trio nova-iorquino, sucedendo a Joaquim Albergaria no rol de entrevistados. O co-fundador – divide os louros com Moullinex – da editora Discotexas faz uma viagem no tempo para contar o seu relacionamento com os Beastie Boys: “Em 2006 nos The Vicious Five tocávamos regularmente o ‘Fight For Your Right’. Acho que o começamos a fazer na sequência de um concerto que a policia interrompeu. O clássico problema – ‘Estão a fazer barulho a mais, os vizinhos queixaram-se e aparentemente nem há licença de ruído neste bar’. Claro que ninguém queria acabar a festa tão cedo e, de repente, do nada, alguém começa a cantar esse mágico refrão dos Beastie Boys que, claro, foi logo entoado em uníssono. Era 2006, o álbum ‘só’ tinha 20 anitos e essa malha adaptava-se plenamente à festa que sempre desejamos nos nossos concertos. Apanhei um Escaldão na Festa do Avante quando a tocamos às 3 da tarde, mas festa é festa e há que lutar pelo direito à festa.”

Parece existir um ponto em comum entre todos os entrevistados: o primeiro álbum não foi o melhor, apesar de ter aberto as portas. Agora mais dedicado ao disco, house e funk, Xinobi contou ao ReB de que forma o trabalho inaugural dos Beastie Boys mexeu com ele: “O Licensed to Ill não é o melhor álbum dos Beastie Boys – pessoalmente divido esse posto pelo Check Your Head e o Ill Communication –, mas é um disco divertidíssimo com referências ao hip hop clássico, mas também ao hard-rock a la Motley Crew. Frequentou muito o meu Walkman a caminho da escola, essa instituição que é quase uma antítese à parte da temática deste disco. Aposto que foram os Beastie Boys e o Licensed to Ill que me ensinaram a chegar às aulas ao muito-moderadamente-rebelde segundo toque.”

 


pub

Últimos da categoria: Entrevistas

RBTV

Últimos artigos