Vítor Rua: “Conan Osiris, o ‘cota’ do Roger Waters tem bué de razão, pá!”

[TEXTO] Vítor Rua [FOTO] Direitos Reservados

Caro Conan Osiris,

Como deves saber eu fui dos primeiros a sair em tua “defesa” aos “ataques” caluniosos que te faziam! Não que tu precisasses, mas eu senti a necessidade de explicar a essas pessoas — que te “acusavam” de coisas injustas –, a razão porque estavam erradas. Desconheciam a tua obra, eram incultas musicalmente ou simplesmente agiam assim por preconceito, e era necessário mostrar-lhes que estavam a proceder mal e de forma ignorante.

Escrevi um ensaio musicológico sobre ti e sobre a tua obra — no Rimas e Batidas a convite do meu amigo e crítico musical Rui Miguel Abreu –, e ao mesmo tempo publiquei no meu canal do YouTube vídeos sobre ti e em tua defesa, numa tentativa pedagógica de explicar às pessoas a tua obra musical.

Agora chegou a altura de mostrares a todos nós que além de seres um bom músico, és um bom Ser Humano!

O Roger Waters (um dos maiores músicos da História do Rock!) escreveu-te a elogiar a tua obra e a pedir-te para boicotares o Festival da Eurovisão em prol da defesa da causa do Povo Palestiniano, e diz-te que poderás escolher estar “pela primeira vez na História”, “do lado certo”!

Eu sei que a pressão sobre ti deve ser enorme e a possibilidade de venceres a Eurovisão é grande, e poderás estar a pensar neste momento nos benefícios que isso te trará quer financeira quer musicalmente. Poderás até imaginar que participando na Eurovisão terás a oportunidade de lutares por dentro contra o Sistema, mas estarás errado ao pensares assim, pois mal aceites participar no Festival estarás a dar o aval para a sua realização e, creio que muitos outros concorrentes irão tentar também denunciar o flagelo que Estado de Israel vem infringindo ao Povo Palestiniano e não serás só tu a querer fazê-lo se é que isso te passa pela cabeça, só que já será tarde!

Mas repara: se optares por aceitar o conselho do Roger Waters, garanto-te que isso te trará algo muito mais importante do que uma “mera” fama internacional que este Festival da Eurovisão te poderá garantir!



Terás o reconhecimento Mundial de Todos os Músicos e Pessoas em todo o Mundo, que lutam pelo fim deste genocídio diário na Palestina!

Obterás o apoio nacional e internacional — por parte de instituições Culturais –, que te proporcionarão tantos ou mais concertos em todo o Mundo do que se venceres o Festival, e poderás até vir financeira e musicalmente a ganhar mais com esta tua filantrópica e justa atitude.

Serás visto como um Exemplo a seguir por jovens e adultos em todo o Mundo! Seria “um pequeno passo para ti, mas um salto gigantesco para a Humanidade”!

Caro Conan Osiris, repara que o Roger Waters não é um “cantor do Festival da Eurovisão”! É um Ícone do Rock Mundial!

Esta é a altura de questionares o que é mais importante para ti:

  • o dinheiro ou a Música?
  • o Festival da Eurovisão ou o Roger Waters?
  • a fama ou a Ética?…
  • a Paz ou a Guerra?
  • a Vida ou a Morte?

Vais ter de tomar uma decisão, e uma decisão que talvez seja a maior que algum dia terás de tomar na tua vida!

Um verdadeiro Músico é aquele que sabe viver avançado à sua Era!

Mostrarias — com um acto desta Nobreza –, que além de um grande Artista, és um grande Homem!

Um homem com Consciência Política! Ou seja, um Músico com “M” maiúsculo!

Um Abraço Musical, do teu Vítor Rua

P.S.: nestas alturas tens de pensar se pretendes a “fama” “a todo o custo” ou se existe “um custo” a que não estás disposto a “pagar”!… Se tu — e muito bem! — “partiste o telemóvel”, na Palestina — e muito mal! — “partem” todos os dias, o Sonho a milhares de Crianças e retiram a Esperança a um Povo que vive no Terror, Oprimido e é Expulso das suas Terras ou vão Exterminando-o lentamente…


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team