pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Chikolaev
Publicado a: 20/12/2023

A banda da Margem Sul regressa a uma casa da qual guarda boas memórias.

Sudoeste volta a rimar com Da Weasel em 2024

Texto: ReB Team
Fotografia: Chikolaev
Publicado a: 20/12/2023

Os Da Weasel são o primeiro nome anunciado para a próxima edição do Sudoeste e o seu concerto está marcado para o dia 10 de Agosto.

Um dos grupos musicais mais aclamados da esfera nacional voltou ao activo em 2022 para um concerto no NOS Alive e repetiu a dose este ano no Marés Vivas, mais a norte. No ano que se avizinha, os Da Weasel vão retocar a fórmula e haverá uma dupla oportunidade de os apanhar ao vivo em outras duas zonas do país — primeiro na Madeira, pela mão do Summer Opening, depois no Alentejo, com esta nova confirmação no Sudoeste, que garante um concerto exclusivo da banda em Portugal continental naquela que será a sua 25ª edição.

E a verdade é que Da Weasel rima bem com o festival da Zambujeira do Mar, já que ao longo da sua história foram várias as vezes que contaram com o conjunto da Margem Sul nos seus cartazes. 1997, 2000, 2001, 2004 e 2005 foram os anos em que a Doninha espalhou o seu perfume pelo certame, criando memórias inesquecíveis em diferentes gerações de festivaleiros. Segundo os próprios: “Os Da Weasel cresceram com o Sudoeste. Lá vivemos momentos dramáticos e indefiníveis alegrias. Ainda hoje abordam-nos dizendo ‘eu estive lá quando aconteceu isto ou aquilo. Eu estive lá’. O nosso público cresceu connosco no Sudoeste, e nós com o Sudoeste. Fazemos parte da sua história. Vamos voltar a um sítio onde fomos muito felizes”.

Além do regresso aos palcos, o legado deixado por Carlão, Virgul, Jay, Guillaz, Quakas e DJ Glue foi abordado através de um par de olhares mais aprofundados em diferentes registos. Em 2022 foram alvo de um documentário conduzido pela Antena 3 — Da Weasel – Agora e Para Sempre pode ser visto na íntegra na RTP Play — e, em Abril deste ano, viram o seu longo percurso esmiuçado numa biografia em livro conduzida por Ana Ventura — tanto a banda como a autora da obra concederam entrevistas ao Rimas e Batidas a propósito do lançamento de Uma Página da História, que podem ser lidas aqui e aqui, respectivamente.

Em 2024, o Sudoeste volta a instalar o seu recinto na Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar, para mais uma semana de intensas vivências e muita música. O festival decorre entre os dias 7 e 10 de Agosto, sendo que o campismo entra em actividade logo no dia 3 do mesmo mês. Os bilhetes diários custam 69 euros e os passes para o evento completo estão neste momento na sua fase early bird, taxados nos 109 (sem campismo) e 119 (com campismo) euros até ao último dia de 2023. Estas e outras modalidades, como acessos ao Golden Circle e estatuto VIP, estão todas disponíveis aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos