pub

Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Kyle, MC Paul Barman, Lil B, GAS, NAV ou Lil Baby

[FOTO] Sasha Lytvyn

2018 continua a fazer das suas e hoje, como não poderia deixar de ser, existe um bom número de edições merecedoras de atenção. É possível esticar o tempo?

Light of Mine (((echo chamber))) são dois projectos bastante aguardados pela comunidade hip hop. Kyle estreou-se finalmente nos álbuns depois das boas indicações que culminaram com a sua ingressão na XXL Freshman, turma de 2017. Do outro lado, MC Paul Barman é um dos nomes mais respeitados do circuito independente norte-americano e contou com o auxílio de vários pesos-pesados no seu disco de regresso.

Lil B e Lil Baby somam mais uma mixtape cada — o primeiro é um veterano no formato e o segundo, se continuar no mesmo caminho, não demorará muito a alcançar os números do Based God. NAV editou Reckless, o disco de estreia. A Netflix juntou-se à Def Jam e compilou meia dúzia de luxuosas colaborações da banda sonora de Rapture.

Wolfgang Voigt voltou a assinar como GAS e é a única edição sem ligação ao hip hop nesta sexta-feira farta.

 


[Kyle] Light of Mine

O álbum de estreia de Kyle é o confirmar do salto para o mainstream. O artista californiano protagonizou uma jogada de mestre no ano passado, quando recrutou Lil Yachty para o auxiliar no viral “iSpy”. Pouco depois, Kyle foi confirmado na lista anual de caloiros da XXL, dando boas indicações da sua capacidade lírica.

Quase um ano após dar os primeiros passos rumo ao estrelato, chega-nos Light of Mine, o seu primeiro álbum, que foi anunciado poucos dias depois da sua passagem pela edição deste ano do Coachella — no festival da Califórnia, o artista surpreendeu o público com a presença de Chance The Rapper, MC com quem já colaborou um par de vezes.

2 Chainz, Khalid, Kehlani, Alessia Cara e Lil Yachty são os artistas que acompanham Kyle nos 15 temas que compõem o disco.

 


[MC Paul Barman] (((echo chamber)))

Afastado das edições cerca de dez anos, MC Paul Barman regressou hoje aos discos através da Mello Music Group, que lhe carimbou este (((echo chamber))). A editora tem andado a antecipar o projecto com o lançamento de vários singles — foram, ao todo, cinco os temas que surgiram no SoundCloud desde o regresso de MC Paul Barman.

São muitos nomes de peso da cultura hip hop a contribuírem para as músicas do rapper nesta segunda vida, com ?uestlove, MF Doom, Prince Paul, Mark Ronson, Memory Man ou Kenny Segal a cederem batidas para o álbum. No campo das rimas, Open Mike Eagle e Masta Ace são um bom exemplo de como nova e velha escola presta homenagem a MC Paul Barman.

 


[Lil B] Platinum Flame

Lil B tem passado despercebido desde a edição do seu aguardado Black Ken. Hoje, o Based God inscreve um novo capítulo na sua saga de mixtapes. Recentemente, disponibilizou-as todas no Spotify. Platinum Flame conta com 28 novas faixas para dar um novo ânimo aos seguidores do seu “culto”.

 


[GAS] Rausch

Wolfgang Voigt recuperou o seu alter-ego GAS no decorrer do ano passado. O co-fundador da Kompakt tinha editado pela última vez sob esse pseudónimo no já longínquo ano 2000. Narkopop marcou o regresso. Ao longo dos anos, o artista continuou a editar material através de inúmeras identidades alternativas.

Rausch é o novo álbum assinado por GAS, um conjunto de sete faixas ambientais compiladas na Kompakt.

 


[NAV] Reckless

O protegido de The Weeknd começou a preencher o seu próprio catálogo no ano passado e o projecto homónimo colocou o seu nome entre as maiores promessas que vão surgindo na música urbana. Seguiu-se Perfect Timing, um trabalho com a produção integral de Metro Boomin.

Reckless é o álbum de estreia de NAV, ele que tem também em mãos a sequela de Perfect Timing, que irá contar novamente com o apoio de Metro Boomin. Em Reckless, o canadiano também está em boa companhia, com Foreign Teck, Wheezy, Turbo, Rex Kudo ou Ben Billions entre os beatmakers escolhidos. Lil Uzi Vert, Quavo, Travis Scott e Gunna são os rappers convidados.

 


[Lil Baby] Harder Than Ever

Lil Baby não mostra sinais de abrandamento nesta fase precoce da sua carreira. Integrado no luxuoso plantel da Quality Music, o artista de Atlanta somou quatro mixtapes em 2017, o seu ano de estreia. Menos de seis meses após Too Hard, a última das mixtapes do ano passado, Lil Baby serve-nos um novo projecto ainda mais ambicioso.

De burburinho a highlight à escala planetária, o rapper teve um dos temas de Harder Than Ever a estrear na OVO Sound Radio, da Beats 1 Radio. Tudo porque Lil Baby conseguiu cair na graça de Drake e gravou “Yes Indeed” ao lado da estrela canadiana. Além de Drizzy, Young Thug, Lil Uzi Vert, Offset ou Gunna colaboram com o newcomer na sua mais recente mixtape.

 


[Vários Artistas] Rapture

Estreou a 30 de Março na Netflix uma nova série documental em torno do hip hop. Rapture mergulhou nas palavras de Nas, 2 Chainz, Rapsody, Dave East, Logic, T.I., G-Eazy, A Boogie Wit da Hoodie e nas batidas de Just Blaze. Em colaboração com a Def Jam, os nove intervenientes juntam-se agora numa pequena banda sonora, que serve de palco para várias parcerias de luxo.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos