ScHoolboy Q // CrasH Talk

[TEXTO] Moisés Regalado

Nunca escalou metade das montanhas que o seu camarada Lamar subiu, mas também chegou ao cume de umas quantas. E não, não fez batota: há rappers assim, que lá chegam a flutuar e sem pensar assim tanto no assunto. O posto pode até já ter sido atingido, só que ScHoolboy Q continua a rimar como quem levita e a chegar ao microfone como quem não tem concorrência a não ser a do próprio ego.

A maturidade tem destas coisas: “Gang Gang” ou “Black Folk” são o desenrolar perfeito para uma história que começou como tantas outras e que tem assumido contornos cada vez mais sólidos. ScHoolboy é o exemplo perfeito de um MC mais do que feito, pronto para desafiar qualquer tarola sem olhar a meios, e CrasH Talk, onde há de tudo e para todos os gostos, continua a ter espaço para a melancolia de outros tempos, sempre no limite da monotonia e com um protagonista tão bem preparado como sempre.



Enquanto “Floating” ou “Die Wit Em” seguem os padrões mais simples do rap actual, temas como “Lies” ou “Dangerous” seguem uma evolução estética e sónica que não é suficiente para apagar o fio-condutor de sempre, e que se vai mantendo intacto: com mais graves ou agudos, à boleia de uma métrica convencional ou nem tanto, Q continua a representar o lado mais cru da TDE, e CrasH Talk também já tem checkpoints completamente obrigatórios, como “Numb Numb Juice”, “5200” ou, na verdade, praticamente qualquer um que o botão de shuffle venha a escolher.

ScHoolboy Q continua a ser um MC de eleição e se CrasH Talk não parecer tão surpreendente como realmente é, o mérito é inteiramente seu e pode considerar-se que a missão foi bem-sucedida. A monotonia que até chega a tocar à campainha acaba por não entrar na viagem mais aliciante dos últimos tempos: à falta de grandes curvas e velocidades, restam os percursos, as paisagens e os pontos de paragem, escolhidos como quem sabe exactamente o que faz.

Para os que preferem acompanhar a evolução dos seus MCs favoritos antes de ouvir o melhor que o mercado tem para oferecer, não há maior presente do que um novo trabalho de ScHoolboy, sempre na mesma mas nunca parado. Para os que simplesmente procuram um bom álbum de rap, não vão mais longe e preparem-se para ficar em CrasH Talk por algum tempo.



ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team