Digital

Odete

The Consequences of a Blood Language

Genome 6.66Mbp / 2021

Texto de Nuno Afonso

Publicado a: 04/01/2022

pub

A mente visionária de Odete abre novos horizontes. Não será de agora, mas em 2021 deixou um contributo maior que sedimenta ideias e perspectivas outrora assinaladas. Ao longo dos 14 temas que compõem The Consequences Of A Blood Language ressalta uma linguagem que ao longo dos últimos tempos foi sendo cada vez mais pessoal. Visões distorcidas ou fragmentárias em redor de um mundo em constante mudança, como se esse fosse o único retrato possível dos nossos tempos – e talvez o seja. 

Um dos sinais perfilares de Odete é oferecer um objecto musical que, realmente, desafia os padrões estéticos convencionais. A tentativa de categorização sobre o que aqui se encontra seria uma tarefa sempre incompleta e ingrata, para além de nos desviar para o que realmente interessa: a experiência da escuta. Álbum que apela ao corpo, sim, mas que pega na mente – e no seu potencial – como elevação sensorial. Artista além do som, Odete tem-se distinguido pelas artes performativas e pela escrita, tudo meios que, de uma forma ou de outra, encontram paralelos nestas canções descarnadas. 

Se o conceito de composição já era denotado, com The Consequences Of A Blood Language emana uma natureza quase orquestral. Cada pormenor surge elementar e passível de uma multiplicidade de dimensões. Temas como “Arrepio” ou “O Chão Treme” trazem uma construção rítmica inteligente e igualmente vibrante. Sem academismos ou pretensões, Odete logra em assumir-se como uma das artistas de vanguarda mais pertinentes, capaz de transformar a pop numa identidade tão vaga quanto intrigante. De resto, fá-lo reunida de uma imensa comunidade com que colabora. Nomes como Pedro Mafama, Farwarmth, Herlander, MissJay ou DRVGジラ são convidados neste disco enigmático e plenos de pistas para um futuro próximo. 

Há música que surge vinda de outro tempo e outro espaço. Odete é um nome que deverá invariavelmente ser evocado na tentativa de descrição desses novos mundos. Sem categoria estética assente, esse estado híbrido das suas composições é, na verdade, a única via possível de alcançar algo genuinamente visceral e formoso. Reconhecida pelo prémio RExFORM – Projecto Internacional de Performance, em 2020, o seu trabalho vai além da produção sonora, sedimentando um olhar em 360 graus — onde a escrita e artes visuais são igualmente elementos chave na sua expressão.

The Consequences Of A Blood Language é uma narrativa sensorial ímpar surgida em Setembro passado pela label asiática Genome 6.66Mbp. Um tratado profundo à existência, e à sua luta inerente, atravessando realidades virtuais e reinterpretando uma história enigmática da humanidade. Tudo matéria merecedora de um laboro atento, em que a pesquisa e a especulação, o intelecto e a imaginação, se cruzam alcançando assim uma nova dimensão. Meras possibilidades cuja a natureza da arte de Odete nos remete e nos incita. Um disco magnético de energia e carregado de coração em que o termo vanguardista paira sem qualquer peso académico, senão pela ousadia de ideias — e acima de tudo porque se sente que esta música tanto tem de ancestral como de futurista. 


pub

Últimos da categoria: Críticas

RBTV

Últimos artigos