pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2021

O improviso como resposta à crise.

Gilles Peterson medita sobre as transmissões musicais em tempos de pandemia em novo livro

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/05/2021

Lockdown FM: Broadcasting In A Pandemic é o título da nova obra assinada por Gilles Peterson e está agora à venda através da loja da Worldwide FM.

O veterano DJ, produtor, radialista e fundador da Brownswood Recordings encara a pandemia olhos nos olhos e dá vida a uma espécie de diário, com mais de 600 páginas, no qual relata o último ano e meio da sua vida, extremamente afectado pela actual crise sanitária. A viagem começa na recta final de 2019, numa altura em que a agenda do autor estava repleta de datas para espectáculos um pouco por todo o mundo mas que rapidamente caíram por terra quando começaram a surgir os primeiros sinais do COVID-19, no início de 2020, que conduziram a humanidade a um confinamento à escala global.

Para Peterson, esta foi uma altura em que era necessário reinventar a roda, ele que viu a sua Worldwide FM, uma rádio digital que nasceu no Grand Theft Auto V e foi inaugurada no mundo real em 2016, crescer em popularidade em contraste com o distanciamento social. As 80 transmissões musicais para a Internet que orquestrou durante o primeiro confinamento em Inglaterra inspiraram-no a abordar o tema neste Lockdown FM: Broadcasting In A Pandemic.

O livro, editado por Paul Bradshaw da Straight No Chaser e com design/direcção artística de Hugh Miller, nasce assim de “um período de intensa improvisação” a nível pessoal, conforme explica o press release, mas não deixa de fazer um balanço de tudo o resto que se passou à sua volta — desde o adeus a nomes incontornáveis como Ty, McCoy Tyner ou Tony Allen às celebrações de aniversário de lendas vivas como Stevie Wonder e Dee Dee Bridgewater, passando também pelo impacto da morte de George Floyd e consequente subida de tom nos protestos guiados pelo movimento Black Lives Matter. Como complemento à sua própria visão, Gilles Peterson conta ainda com depoimentos de Adrian Younge, Kassa Overall, Louie Vega, Damu The Fudgemunk ou Raw Poetic no seu novo Lockdown FM: Broadcasting In A Pandemic.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos