pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Collin Preston
Publicado a: 03/10/2023

São mais de 30 espectáculos agendados para o Barreiro.

De HiTech a Rita Silva: arranca amanhã a 19ª edição do OUT.FEST

Texto: ReB Team
Fotografia: Collin Preston
Publicado a: 03/10/2023

É já amanhã, dia 4 de Outubro, que arranca uma nova edição do OUT.FEST. O Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro estende-se até 7 de Outubro e promove uma programação com mais de três dezenas de espectáculos musicais, que se vão dividir por várias salas da cidade.

A primeira entrada no line-up está entregue ao artista sonoro Alvin Curran, que apresenta as suas experiências musicais no PADA pelas 21h30. Ainda no dia inaugural poder-se-á escutar, a partir das 22h45 no A4, a electrónica sem fronteiras de Rojin Sharafi e um DJ set protagonizado por Novo Major.

Em pleno feriado, a 5 de Outubro, as festividades arrancam às 16 horas na Igreja da Nossa Senhora do Rosário, por onde vão passar o pianista e compositor português Tiago Sousa (já entrevistado este ano para o Rimas e Batidas) e a escocesa Brìdghe Chaimbeul, autora de uma folk movida a gaitas de foles. Às 16h50, tem início a programação no Gasoline, que trará para o palco o projecto que junta Leonor Arnaut e Ricardo Martins, mas também as bandas ΔIII / XIII e NZE NZE. À noite, a partir das 21h30, a acção muda-se para o SIRB “Os Penicheiros”, espaço que receberá concertos de Sven-Åke Johansson & Jan Jelinek e do Nok Cultural Ensemble.



Dia 6 de Outubro às 18 horas há encontro marcado com a Cucina Povera na Igreja de Santa Cruz. Já na ADAO, quando o relógio bater as 21h30 terá início um verdadeiro festim de batidas pouco ou nada convencionais: FARPAS (novo trio a surgir no seio da Cafetra Records que passou ontem em entrevista por estas páginas), Afrorack (maquinista musical do Uganda), HiTech (trio de ghettotech oriundo de Detroit que foi apadrinhado por Omar S. na sua FXHE Records) e Horse Lords (quarteto de fusão rock oriundo de Baltimore, que se desdobra do afrobeat ao free jazz) são os nomes em maior destaque num cartaz que contempla, também, as presenças de Širom, J. Zunz e DJ Lynce.

O último dia, 7 de Outubro, será aquele que requer maior dose de energia. Tudo começa na Biblioteca Municipal do Barreiro às 16 horas, por onde passarão as explorações sonoras protagonizadas por Voice Actor, Ravenna Escaleira e Joana de Sá. Não muito depois, às 16h15, também a SALA 6 ganha vida através das investidas de Luis Pestana, Carlos “Zíngaro” e XEXA. Pelas 16h35, abrem-se as portas do Teatro Municipal do Barreiro, onde vão ecoar os devaneios sónicos levados a cabo por Clothilde & João Silva e por Dali Muru & The Polyphonic Swarm. Raja Kirik, dupla de Java, Indonésia, que carrega no seu som electrónico frequências que têm tanto de gabber como de xamânico, apresenta-se no Largo do Mercado 1.º Maio às 18h40. O regresso à ADAO está marcado para das 21h30 e oferece a possibilidade de ver em acção Rita Silva, Holy Tongue, Liturgy, Scotch Rolex & Shackleton, LustSickPuppy e ben yosei (apresentou por cá o seu belo lagrimento numa entrevista publicada em Julho passado), antes do grande fecho da 19ª edição do OUT.FEST, que será levado a cabo pela veterana DJ Marcelle no A4, já às 02h30 da manhã seguinte.

Os passes gerais para o festival do Barreiro já se encontram esgotados e, neste momento, há bilhetes diários à venda por valores entre os 10 e os 20 euros. Todos os dias há ainda pelo menos um espectáculo de acesso gratuito. As informações relativamente à bilheteira pode ser consultadas aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos