pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Ana Viotti
Publicado a: 30/06/2023

Produção nacional a todo o vapor.

De Cálculo & LEFT. a SAMALANDRA: não faltam novos singles portugueses para escutar hoje

Texto: ReB Team
Fotografia: Ana Viotti
Publicado a: 30/06/2023

A música portuguesa está a trabalhar no duro neste arranque de Verão e há uma maré de temas avulso editados durante o dia de hoje. Há ondas que não nos podemos recusar a surfar e, por isso, destacamos por aqui 9 artistas que ajudaram a agitar estas águas.

Nos últimos dias já tínhamos escutado novidades por parte de Beiro (ladeou-se de L-ALI e Icaro em “MARIPOSA“), Chico da Tina (a sua próxima Tina Dance Mixtape (Sabor 2000) já tem quatro avanços cá fora) ou Beatoven (que remisturou “Owner” de Carla Prata), entre outros, e esta sexta-feira, 30 de Junho, vem ajudar a coroar uma semana de alta rotação nos campos do cancioneiro nacional. Vamos por partes.



Num novo lançamento pela Cosmic Burger, Cálculo afirma “Já Sei” num tema regado de swing electrónico em que contracena com LEFT. para nos relatar um episódio amoro clássico de um player que cai na sua própria armadilha. Sem sairmos do formato das colaborações, Ivandro aceitou o convite de Bispo para falar de perserverança, de sucessos e de “Placas” sobre uma batida desenvolvida por Lemano. Já Mizzy Miles atingiu o “FIM do NADA” na companhia de dois fortíssimos pontas-de-lança do hip hop tuga, T-Rex e Zara G, e ainda de Ajay Rico na produção — a faixa vem ajudar a apimentar a passagem de Mizzy Miles & Friends pelo palco do Sumol Summer Fest, que acontece já amanhã.

Outro dos destaques passa, claro, pelo regresso de Rita Vian aos lançamentos: “Animais” foi produzida pela própria e por benji price e ajuda a antecipar aquele que será o seu primeiro álbum em nome próprio, depois de se ter estreado em 2021 com o EP CAOS’A. Mesmo “Sem Ti“, Slow J tem-nos a nós a dar-lhe todo o incentivo do mundo para continuar a somar passos na sua bela carreira. Novamente acompanhado pelos irmãos GOIAS, o “puto lento” levanta ainda mais o véu que cobre o seu próximo disco, após os vislumbres que já tínhamos tido graças a “Where U @” e “Grandeza“.



Pela primeira vez nas páginas do Rimas e Batidas, SAMALANDRA são uma banda de Lisboa formada por Débora King (teclas e voz), Tiago Martins (baixo e samples) e João Neves (bateria). O trio escolheu o dia de hoje para se apresentar ao mundo com “ARTIFICIÊNCIA INTELIGENCIAL”, um tema que deambula pelas novas e mutantes cadências em que o jazz moderno se desdobra, com influências claras na estética beat. Gravado nos estúdios HAUS, este single serve para antecipar um EP previsto para aterrar em Setembro.

Quem também tem mais um projecto a caminho é Vado Más Ki Ás e a primeira amostra da sua ida a Mercúrio é bem generosa: “Sereia” e “Novinha” (com Gang Mka) sairam ambos hoje e servem de aperitivos para esse curta-duração que tem data de lançamento marcada para 21 de Julho. Depois de “John Gotti“, Kroniko volta a surgir numa produção de Il-Brutto para prestar uma nova vénia a mais um mobster icónico, desta vez Salvatore “Totò” Riina. A fechar as contas está Lisandro Cuxi, artista português de ascendência cabo-verdiana que entrevistámos muito recentemente, conversa na qual nos afirmou querer reaproximar-se das suas raízes, ele que se iniciou nas lides da música pela mão do mercado francês. Antes de “colocar crioulo, português e francês nas próximas músicas”, nada melhor do que traduzir os êxitos que já tinha rubricado, como é o caso de “Limbisa”, que agora teve direito a uma “Kriolu Version“.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos