pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/05/2023

Um sempre merecido re-tratamento.

Da Weasel: Re-Definições regressa ao formato de vinil em Junho

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/05/2023

Re-Definições, o quinto álbum dos Da Weasel, vai voltar a estar disponível em vinil graças a uma reedição agendada para o dia 2 de Junho.

Lançado originalmente há 19 anos, mais precisamente a 24 de Maio de 2004, Re-Definições confirmava o estatuto da Doninha enquanto um dos maiores fenómenos da cultura pop nacional. Até então, a banda de Almada era idolatrada essencialmente por uma camada mais jovem do público, mas rompeu com quaisquer limites de idade que pudessem existir ao colocar o “olá Nina” do single “Re-Tratamento” na ponta da língua de todos os portugueses, sendo presença regular quer nos alinhamentos das rádios, quer na televisão, através do respectivo videoclipe. “Força (Uma Página de História)” e “Casa (Vem Fazer de Conta)” foram outros dois marcos de maturidade alcançada por esse trabalho, que teve as suas doses de irreverência através de faixas como “Carrossel (Às Vezes Dá-me Para Isto)”, “GTA” ou “Loja (Canção do Carocho”).

Depois de vendidas mais de 80 mil unidades em CD, alcançando o galardão de quadrupla platina, o sucessor de Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder conheceu o formato do vinil pela primeira vez em 2020. Na altura perspectivava-se o regresso do grupo aos palcos, inicialmente pensado para esse ano, mas adiado para 2022 devido à pandemia de COVID-19 — o Rimas e Batidas não ficou indiferente ao chamamento e marcou presença no NOS Alive para ver João Nobre, Carlão, Quaresma, Guilherme, Virgul e DJ Glue em acção. Como seria de esperar, essas primeiras prensagens esgotaram, mas surge agora uma nova oportunidade para deitar as mãos à música dos Da Weasel na emblemática rodela negra.

Com apenas um concerto dado desde que anunciaram a retoma, após 10 anos de separação, a banda está agora escalada para a edição de 2023 do MEO Marés Vivas, permitindo ao público a norte, mais concretamente em Vila Nova de Gaia, testemunhar também essa importante reunião. No passado mês de Abril, o riquíssimo trajecto do grupo traduziu-se uma generosa biografia conduzida por Ana Ventura e o lançamento de Uma Página da História rendeu a primeira entrevista de sempre da Doninha ao Rimas e Batidas, bem como uma conversa com a sua autora, responsável por colher e compilar os relatos dos seis músicos.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos