pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pinheira
Publicado a: 16/12/2024

Coimbra a fazer acontecer.

Criatura, bbb hairdryer, Mynda Guevara ou Bill Frisell Trio na programação do Salão Brazil para o início de 2025

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiago Pinheira
Publicado a: 16/12/2024

Já são conhecidas as primeiras propostas musicais de 2025 para o Salão Brazil, sala de espectáculos de Coimbra gerida pelo Jazz Ao Centro Clube.

No ano em que se assinala o 100º anversário do espaço, estão desde logo nos planos duas importantes residências artísticas. A primeira acontece entre os dias 12 e 16 de Janeiro, em que a banda Criatura — um ensemble de 10 músico que compreende nomes como os de Edgar Valente, Iúri Oliveira ou Gil Dionísio — se encontrará a preparar novo material para aquele que será o sucessor de Bem Bonda (2021). Em Fevereiro, entre os dias 16 e 21, são os GRIOT 3000 — um novo conjunto intercontinental encabeçado pelo artista de spoken word brasileiro Rodrigo Brandão — a usar o Salão Brazil como laboratório para uma experiência musical que resultará no primeiro registo discográfico do projecto, a ser editado pela JACC Records.

No cardápio dos concertos, podem contar com a dupla apresentação (dias 10 e 11 de Janeiro) de Concentrate, Give it up, it’s too late, álbum que os The Twist Connection lançarão pela Lux Records em Março. A 17 de Janeiro, o Filipe Furtado Trio leva o seu Como Se Matam Primaveras até ao palco do Salão. Os bbb hairdryer, que estiveram recentemente em destaque numa entrevista para o Rimas e Batidas, actuam em Coimbra dia 18 de Janeiro, com a primeira parte do evento a ficar ao cargo de Cave Story. A multi-instrumentista Rita Braga celebra o lançamento de uma nova cassete com um concerto a 24 de Janeiro. Já Mynda Guevara, que concedeu uma entrevista ao ReB em torno do seu disco de estreia no mês passado, tem uma actuação em agenda para o dia 25 de Janeiro.

Como forma de celebrarem 15 anos de actividade, os Birds Are Indie têm dois concertos na calha para os dias 7 e 8 de Fevereiro. Agora a actuar com banda, Máximo traz as canções do seu disco de estreia, PANGEA, até à sala conimbricense a 23 de Fevereiro. No dia 28 do mesmo mês, é a vez de Ray interpretar a música registada em Buffalo, disco selado pela Lux Records e que contou com a produção de Paulo Furtado. Em Março, o Salão Brazil faz acontecer um grande concerto de jazz fora de portas ao programar um espectáculo do Bill Frisell Trio para o Teatro Académico de Gil Vicente, dando início a uma parceria entre os dois espaços que visa acolher alguns nomes maiores do panorama internacional.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos