No dia em que se assinala um ano após a sua morte, Sara Tavares é homenageada com um espectáculo especial no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, intitulado “Coisas Bunitas – Celebrar Sara Tavares”. Acontece a 19 de Novembro e vai juntar os seus músicos e técnicos a 16 cantores que participam neste tributo.
A vida e obra de Sara Tavares será celebrada através das vozes de Ana Moura, Capicua, Carlão, Dino D’ Santiago, Djodje, Ivandro, Luiz Caracol, Lura, Miroca Paris, Nancy Vieira, Nenny, Richie Campbell, Samuel Úria, Selma Uamusse, Slow J e Toty Sa’Med.
A par disto, está a ser desenvolvido o projecto Casa Saracotiar (ou Casa Sara Tavares). “Um dia, queremos que seja física e na cidade de Lisboa; um lugar onde se continuará a desenvolver e a dar a conhecer mais de perto a Sara Tavares, a sua história, a sua música, o seu legado e que irá continuar a criar pontes, oportunidades, a apoiar e inspirar novos artistas, nas mais diversas formas de arte, através de ações desenvolvidas para o efeito”, explica a organização em comunicado. “Qualquer receita positiva deste espetáculo reverterá a favor da Casa Saracotiar.” Os bilhetes estão à venda entre os 10€ e os 50€.
Como forma de celebrar o seu legado, o Rimas e Batidas publicou um longo artigo com declarações de músicos que colaboraram com Sara Tavares; uma entrevista inédita no digital com a artista; um ponto-de-vista assinado por Karyna Gomes; um obituário escrito por João Mineiro; e uma selecção de 17 temas a cargo das M3DUSA.