pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Francisco Gomes
Publicado a: 08/03/2024

De TNT e Phoenix RDC a Beatriz Pessoa ou EVAYA.

Chuva de singles: 11 novos temas nacionais em destaque

Texto: ReB Team
Fotografia: Francisco Gomes
Publicado a: 08/03/2024

O Rimas e Batidas arrancou hoje ao som de “Que Força É Essa Amiga”, uma reformulação de um original de Sérgio Godinho levada a cabo por Capicua que veio mesmo a calhar para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. Também assinalámos este 8 de Março com uma playlist temática e demos conta de vários discos na habitual rubrica Sexta-feira farta. Mas as novidades não se ficam por aqui, já que detectámos 11 singles editados recentemente e que merecem a nossa — e a vossa — total atenção.


[TNT] “Respira”

TNT está definitivamente a respirar. Pulsação não falta ao homem que dirige os destinos da Mano a Mano, que em 2023 se estreou nos discos exclusivamente instrumentais com Drums & 35’s e celebrou a primeira década de vida da sua editora. Numa altura em que assume estar a entrar numa nova etapa da sua carreira artística, Daniel Freitas avança com “Respira”.


[Phoenix RDC] “Peixe Morre Pela Boca” feat. Kosmo da Gun

Phoenix RDC continua a encurtar caminho rumo ao seu próximo álbum, que chegou a ser apontado pelo rapper de Vialonga numa breve conversa com a nossa redacção para o passado dia 1 de Janeiro. O feito acabou por não se concretizar, mas “Terapia” e agora este “Peixe Morre Pela Boca” (com Kosmo da Gun) ajudam a ir saciando a fome.


[ProfJam] “NR6”

Apesar de ter lançado um novo e bem sucedido LP no ano passado, ProfJam já tinha dado a entender que tinha um outro trabalho em mãos. Ao que parece, “NR6” é um dos avanços referentes a LSD – Love Songs Die e assenta numa produção conjunta entre IanoBeatz e 2LO.


[EVAYA] “o que acontece agora”

O futuro da nova pop electrónica nacional tem em EVAYA um dos seus maiores segredos. Depois de um EP e alguns temas avulso, a cantora e produtora mostra ao publico “o que acontece agora”, que é como quem diz que está a preparar a sua estreia no formato de longa-duração, agendado para sair dia 5 de Abril.


[Nuno Ribeiro] “Rosa” feat. Conan Osiris

A faixa é de Nuno Ribeiro, mas é Conan Osiris quem, enquanto convidado, mais perfuma a frequências sonoras. Tá tudo à espera de um novo trabalho do “Conaninho”, mas ainda não existem quaisquer pistas quanto ao sucessor de Adoro Bolos. Até lá resta-nos escutá-lo a agraciar obras alheias, como já havia acontecido, por exemplo, com Ana Moura ou Expresso Transatlântico.


[SOLUNA] “Zona VIP” feat. Cíntia & Dotorado Pro

Não é qualquer um que tem acesso à “Zona VIP”, e esta é bem rica em balanços de diferentes latitudes. SOLUNA tem vindo a encurtar as distâncias entre a música lusófona e a latina e lançou hoje o seu primeiro single do ano, que conta com a produção de Dotorado Pro e a participação de Cíntia.


[VSP AST] “AGUARELA”

Ainda sem um disco à vista, VSP AST continua a edificar a sua carreira com base nos singles. Produzido por Filipe Survival, “AGUARELA” é mais uma peça no puzzle punk-rap levado a cabo por este jovem artista de São Martinho do Bispo, Coimbra.


[Beatriz Pessoa] “Violeta”

Depois de ter tido a experiência de ser mãe, o regresso de Beatriz Pessoa às canções recai sobre uma balada de embalar que dedica à sua filha. “Violeta” é cor que casa bem com este Dia Internacional da Mulher e vem selado pela Discos Submarinos.


[sús] “Cicatriz”

Depois de qualquer mazela, vem a “Cicatriz”. É desse lugar de dor que nasce o segundo tema de sús, artista portuguesa a residir na Dinamarca. Femme Falafel participa neste que é um avanço de Entre, o disco de estreia da cantora.


[Lake & Dbraz] “Rubi”

“Rubi” retrata o brilho que reluz em dois jovens da Zona Oeste, Lake e Dbraz, eles que têm vindo a dividir músicas em diferentes ocasiões desde 2020, quando se estrearam. Depois do sucesso com o afrotrap de “México”, repetem a cadência neste novo lançamento.


[Inês Barros] “(INES)QUECÍVEL”

Na já referida entrevista que fizemos a Capicua, a rapper mostrava-se agradada com o actual número de MC a despontar nos campos do hip hop nacional. Inês Barros é um dos nomes mais frescos nesse game, ela que, a partir da Lourinhã, se estreou este ano nos lançamentos, sendo este “(INES)QUECÍVEL” o seu terceiro single desde Janeiro.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos