pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiaguito Fonseca
Publicado a: 10/11/2023

Com um novo álbum fechado.

Phoenix RDC sobre “Quando Me Chamam”: “Hoje entendo melhor que os grandes trabalhos são feitos com mais tempo”

Texto: ReB Team
Fotografia: Tiaguito Fonseca
Publicado a: 10/11/2023

“Quando Me Chamam” é o novo tema de Phoenix RDC, que conta com a participação de Regula naquele que é o primeiro single do seu próximo álbum.

Depois de quase um ano de hiato, o rapper da Vialonga está de volta aos lançamentos com uma colaboração inesperada. O colega “nascido nos Olivais, criado no Catujal”, é o convidado de honra do autor de Cool Kid (2022) numa faixa que conta com a produção de R.M.

O sucessor do disco que o “Vencedor” editou no ano passado chega logo no arranque do próximo ano. Sobre esse novo trabalho, Phoenix RDC respondeu a uma mão cheia de perguntas feitas pelo ReB, desvendando os seus planos para um futuro próximo e alguns detalhes do projecto que tem em mãos.



Este é o teu primeiro lançamento em 2023, já praticamente no fim do ano. Isso significa que estás a preparar algo maior, talvez um disco, para 2024?

Este primeiro lançamento é para mostrar que vem aí uma coisa grandiosa, um grande projecto, que é um álbum duplo em que na primeira [parte] a produção é toda feita pelo Stereossauro. E a segunda, que é uma onda mais actual, é toda produzida pelo James Gold.

Em 2020, dizias o seguinte numa entrevista ao ReB: “Há grandes artistas que ficam algum tempo sem lançar nada, e parece que caem no esquecimento. Eu abordo isso. E vejo exemplos como o Regula, o Dillaz. Quando lanças alguma coisa, lembram-se de ti. Quando não lanças, és esquecido.” Esta ausência de quase um ano deveu-se a alguma opção artística em particular?

Gostei da pergunta. Sim, hoje entendo melhor e vejo que os grandes trabalhos são feitos com mais tempo. Precisamos de mais tempo para fazermos grandes trabalhos. E, também, quem muito aparece aborrece. Eu senti que o meu público ainda tinha muita coisa para consumir e, dando mais trabalho, iam acabar por esquecer outras músicas. Hoje sinto que, mesmo aquelas músicas que não ouviam tanto, os números aumentaram. É algo muito positivo.

Agora voltas precisamente com uma colaboração com o Regula. Sendo vocês duas figuras históricas do hip hop nacional, já eram próximos um do outro ou esta conexão é recente? Como surgiu a possibilidade de trabalharem juntos nesta faixa?

Eu e o Regula sempre nos demos bem, somos da mesma linha [ferroviária] e temos amigos em comum. E, na altura, estávamos a jantar e surgiu esse tema: “Temos de fazer algo”. Só que, quando eu estava na parte da produção, nunca houve assim um beat que eu achasse que o Regula se encaixava. Então esperei, e nesta gravação, quando estava a ver os instrumentais, eu senti mesmo que aquilo era a cara do Regula. Liguei-lhe e disse-lhe: “Mano, quando é que queres ir para o estúdio?” Marquei para o mesmo dia, fomos lá e gravámos.

Tens mais novidades em termos de lançamentos ainda para este ano?

O álbum vai ser lançado dia 1 de Janeiro de 2024 pela Altafonte. E é tudo…


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos