pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Kai Regan
Publicado a: 15/11/2023

A nova face de uma lenda viva do hip hop.

André 3000 apresenta-se em disco enquanto flautista esta sexta-feira

Texto: ReB Team
Fotografia: Kai Regan
Publicado a: 15/11/2023

A espera está prestes a terminar e expectativa não pára de aumentar: esta sexta-feira, dia 17 de Novembro, André 3000 larga os microfones e apresenta-se enquanto flautista no seu primeiro álbum a solo, New Blue Sun, que será selado pela Epic Records.

Passaram 17 anos desde que André 3000 rubricou o seu último disco ao lado de Big Boi enquanto Outkast, a dupla de hip hop mais bem sucedida da história que, entre os anos 90 e o início do milénio, rubricou um invejável número de êxitos, tendo como principais bandeiras singles como “Hey Ya!”, “Ms. Jackson”, “ATLiens”, “Roses” ou “So Fresh, So Clean”. Enquanto que o seu colega de rimas enveredou por uma carreia a solo, André Benjamin afastou-se das luzes da ribalta e apenas foi sendo escutado através de aparições pontuais em trabalhos de Kanye West, Future, Beyoncé ou Killer Mike.

A sua colaboração mais peculiar, mas que melhor ajuda a estabelecer uma ponte entre o seu passado e o seu presente, está registada em “Conversations” — de (I’m just) Chillin’, on Fire, um recente LP de Carlos Niño & Friends—, tema no qual André 3000 surge a tocar flauta ao lado daquele que se tornou o seu braço-direito na produção de New Blue Sun. Numa rara — e de leitura obrigatória — entrevista à NPR, o rapper que virou músico conta como Carlos Niño foi importante na concepção deste seu primeiro projecto em nome próprio, ajudando-o a estabelecer contacto com os vários instrumentistas que compõem esta sua tela sonora. Nate Mercereau, Surya Botofasina, Deantoni Parks, Diego Gaeta, Matthewdavid, V.C.R, Jesse Peterson e Mia Doi Todd são os nomes que vamos poder ver creditados em New Blue Sun, obra que a própria NPR descreve como sendo “87 minutos de música minimalista e experimental, tribal e transcentende, que dá nós no cérebro.”

Ao longo da mesma conversa que teve com Rodney Carmichael para a publicação norte-americana, André 3000 lembra ainda como foi importante poder partilhar estes novos passos da sua carreira com artistas de gerações posteriores à sua e que admira, como Tyler, The Creator e Frank Ocean, e explicou que, embora continue a escrever versos, sente que estes estão com a qualidade desejada que o leva a querer partilhar com ouvidos exteriores. Apontou ainda os nomes de Alice e John Coltrane, Yusef Lateef ou Pharoah Sanders enquanto referências para o o tipo de música que procurou alcançar nesta etapa do seu percurso.

Em New Blue Sun, a lenda viva do hip hop de Atlanta estará ao leme de diferentes flautas de madeira e algumas digitais. No total, o alinhamento vai compreender 8 faixas, todas elas com títulos fora do comum — umas soam a mensagens, outras assemelham-se a charadas —, como por exemplo “I Swear, I Really Wanted To Make A ‘Rap’ Album But This Is Literally The Way The Wind Blew Me This Time” ou “Ninety Three ‘Til Infinity And Beyoncé”. A capa, bem como a tracklist completa, já foram reveladas:


[CAPA]

[ALINHAMENTO]

01 – “I Swear, I Really Wanted to Make a ‘Rap’ Album but This Is Literally the Way the Wind Blew Me This Time”
02 – “The Slang Word P(*)ssy Rolls Off the Tongue With Far Better Ease Than the Proper Word Vagina . Do You Agree?”
03 – “That Night in Hawaii When I Turned Into a Panther and Started Making These Low Register Purring Tones That I Couldn’t Control … Sh¥t Was Wild”
04 – “BuyPoloDisorder’s Daughter Wears a 3000® Button Down Embroidered”
05 – “Ninety Three ’Til Infinity And Beyoncé”
06 – “Ghandi, Dalai Lama, Your Lord & Savior J.C. / Bundy, Jeffrey Dahmer, and John Wayne Gacy”
07 – “Ants to You, Gods to Who ?”
08 – “Dreams Once Buried Beneath the Dungeon Floor Slowly Sprout Into Undying Gardens”

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos