pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Chris Almeida
Publicado a: 06/09/2022

Encontros internacionais.

Alabaster dePlume, Nicole Mitchell e Rodrigo Brandão com a Sun Ra Arkestra vão actuar na 20ª edição do Jazz ao Centro

Texto: ReB Team
Fotografia: Chris Almeida
Publicado a: 06/09/2022

A programação deste ano do Jazz ao Centro, em Coimbra, começou a ser desvendada esta manhã de terça-feira: Alabaster dePlume, Nicole Mitchell e o espectáculo Outros Mashup: Rodrigo Brandão convida Sun Ra Arkestra, dirigida por Marshall Allen, são as três primeiras confirmações para o festival que decorre entre 22 de Setembro e 23 de Outubro.

O autor de Outros Espaço e a orquestra mais cósmica deste universo tocam logo no dia de arranque no Salão Brazil. Para além de Brandão e Allen, a banda terá Knoel Scott (saxofone tenor), Elson Nascimento (timbalão), Rodrigo Amado (saxofone), Hernâni Faustino (contrabaixo), Carla Santana (electrónicas) e João Valinho (vateria).

Dois dias depois, e na mesma sala, o desconcertante artista britânico vem apresentar GOLD, um disco que Rui Miguel Abreu reviu nas suas Notas Azuis e que escolheu como um “dos pontos altos da primeira metade de 2022“. O director do Rimas e Batidas também pôde sentir a sua “intensa entrega” no Love Supreme em East Sussex, Inglaterra; uns bons meses antes, confirmou no Super-Sonic Jazz Festival, em Amesterdão, que o que dali vem é “música séria, que combina uma abordagem oblíqua ao jazz e uma tonalidade folk sustentada pelo rendilhado das guitarras, as harmonias vocais quase zen e os floreados elegantes e subtis no violino”.

Em Outubro, no dia 5, no Museu Nacional Machado de Castro, a americana Nicole Mitchell volta a apresentar-se em território português, mas desta vez a solo — no Jazz em Agosto esteve ladeada por Moor Mother. Mitchell foi a primeira mulher a presidir a lendária Association for the Advancement of Creative Musicians e tem desenvolvido um relevante trabalho enquanto compositora, professora e instrumentista (flautista, para sermos mais concretos) — Mandorla Awakening II: Emerging Worlds (disco de 2017) é um bom exemplo das suas capacidades enquanto criativa.

Os bilhetes para estes concertos já estão à venda, sendo que os seus preços variam os 10 e os 15 euros — podem comprá-los aqui e aqui.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos