pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/09/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/09/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Conway The Machine] “Lemon” feat. Method Man

From King To A GOD é a mais recente investida de Conway The Machine na escalada que tem levado a Griselda Records do nada até ao topo. Conta com um elenco invejável, que vai de Havoc e Lloyd Banks aos habituais colaboradores Benny The Butcher e Westside Gunn, em que Method Man é a cereja no topo do bolo, não apenas por todo o legado que construiu com os Wu-Tang Clan mas, acima de tudo, pela dose adicional de esforço e mestria que imprimiu no seu verso em “Lemon”, faixa que havia sido desvendada ainda em Agosto. A aparição de Mr. Mef é, por isso, uma espécie de passagem do testemunho, uma prestação bastantes furos acima daquilo que é habitual quando actua como convidado num tema “só para parecer bem” ou por uma qualquer ligação contratual. “Lemon” é clássico instantâneo e merece ficar gravado nos livros de história, até porque serve ainda de banda sonora para uma campanha titânica: vão seguindo o @wugriseldaproject, um perfil que surgiu recentemente no Instagram e que aponta para um álbum que está a ser cozinhado por Ghostface Killah, Raekwon, Westside Gunn, Conway, RZA e Daringer.


[Spillage Village] “Baptize”

“O J.I.D. não é humano” será um daqueles pensamentos que nos surgem imediatamente após escutarmos este “Baptize”. É também natural que seja essa a frase mais popular entre a caixa de comentários do novo videoclipe dos Spillage Village, que abre finalmente o caminho rumo ao quarto álbum do supergrupo norte-americano que alberga os talentos de 6LACK, Hollywood JB, Jurdan Bryant, Mereba, Benji, Deante’ Hitchcock e, claro, J.I.D. e os EarthGang, protagonistas principais deste single. Spilligion, o primeiro LP dos Spillage Village em quatro anos, chega no dia 25 de Setembro.


[C̶o̶r̶a̶ X ᴊᴀᴄᴋɪᴇ] “Leve”

Foram eles quem protagonizaram o último episódio da temporada de estreia das Lume Sessions e o curto showcase fez-se com apenas duas canções, “Veneno” e “Leve”, este último agora editado pela RAIA Records, a editora que acolheu a dupla após as boas impressões deixadas em “Porta da Frente“.


[Stormzy] “Superheroes”

O novo single de Stormzy estreou em várias salas de aula espalhadas pelo Reino Unido antes de aterrar no YouTube. A animação que acompanha o tema foi realizada por Taz Tron Delix e faz alusão a estrelas como Marcus Rashford, Little Simz ou Dave, sendo ainda uma homenagem ao actor Chadwick Boseman, actor que vestiu a pele de Black Panther e que recentemente perdeu a vida numa batalha contra o cancro. A canção fez parte do alinhamento de Heavy Is The Head e procura incutir uma dose extra de força e bravura na comunidade negra mais jovem.


[Da$h] “MANBITESDOG”

Vai uma volta na máquina do tempo? Da$h recuperou a faixa “MANBITESDOG”, que integrou o longa-duração 17 More Minutes, de 2015, e mostrou-nos o respectivo videoclipe rodado durante uma caminhada nocturna pelas ruas de Londres. Também na semana passada, o rapper de Nova Jérsia deu a conhecer “Slots“, o sucessor de “No Chance” na sua lista de colaborações com o produtor de Chicago Mulatto Beats.


[Ramirez] “Tales From Tha Guttah”

É de São Francisco, Califórnia, e representa a G*59 Records, editora fundada pelos $UICIDEBOY$. Em Maio último, Ramirez lançou o álbum Tha Playa$ Manual, que contou com as participações de Rocci, Night Lovell, Pouya e Shakewell. Desse disco foi agora extraído este “Tales From Tha Guttah”, que ascende ao estatuto de single graças a um vídeo de Sammy Mcentire e dá ênfase às influências que o rapper bebeu da cena gangsta rap da costa oeste norte-americana.


[Freddie Gibbs & The Alchemist] “Frank Lucas” feat. Benny The Butcher

Já se tinham cruzado em Fetti mas foi Alfredo que permitiu a The Alchemist riscar Freddie Gibbs da lista de rappers com os quais fazia todo o sentido formar dupla. O projecto foi buscar inspiração ao imaginário gangster italo-americano e contou com algumas colaborações de peso, duas delas parte do esquadrão Griselda Records, como é o caso de Benny The Butcher, que dá vida ao clímax deste “Frank Lucas” com um “sold lines to abusers, now abuse y’all with lines”.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos