Sexta-feira farta: novos trabalhos de Stormzy, Kaytranada, Atmosphere, Free Nationals, City Morgue e Smokepurpp

[FOTO] Direitos Reservados

Não há eleições em solo britânico que possam retirar a coroa da cabeça de Stormzy, o actual rei da cena hip hop do Reino Unido. Hoje, todas as atenções estão viradas para Heavy Is The Head, o tão aguardado sucessor de Gang Signs & Prayer.

Não menos esperado, Bubba é também um segundo longa-duração, neste caso do canadiano Kaytranada, super-produtor que em poucos anos de carreira já deixou bem vincada a sua marca na indústria musical à escala global.

Dos Estados Unidos da América chegam-nos um novo disco dos veteranos Atmosphere pela Rhymesayers, o segundo trabalho dos City Morgue e ainda os álbuns de estreia de Free Nationals e Smokepurpp.


[Stormzy] Heavy Is The Head

A cabeça pesa quando se tem a coroa posta. O actual rei do grime tem-nos mantido colados ao YouTube desde que, em Abril, começou a soltar os primeiros singles do seu segundo longa-duração. Heavy Is The Head sucede a Gang Signs & Prayer e traz-nos um Stormzy mais aguçado do que nunca ao microfone, fazendo-se acompanhar por alguns artistas de peso como Ed Sheeran, Headie One, H.E.R. ou Burna Boy. O disco, que tem na capa o colete à prova de bala desenhado por Banksy para a actuação do rapper no festival de Glastonbury, junta produções de Fred Gibson, Fraser T. Smith, Cardiak, T-Minus ou Frank Dukes e é uma edição da #Merky, selo subsidiário da Atlantic Records, criado por Stormzy.


[Kaytranada] Bubba

Poucas semanas antes de ter editado o duplo single NOTHIN LIKE U / CHANCES, Kaytranada revelava ao mundo uma colaboração inédita com Kali Uchis durante o seu set para o Pitchfork Music Festival’18, apontando para um novo álbum que chegaria “em breve”. O tema, sabemos agora, intitula-se “10%” e foi lançado oficialmente no arranque desta semana como banda-sonora para o anúncio que ditava que o sucessor de 99.9% chegaria durante o dia de hoje. Prometido e cumprido. Está aí o tão aguardado segundo álbum de Kaytranada — selo RCA Records — que volta a colocar o produtor canadiano ao lado de algumas das melhores vozes do panorama da música urbana: além de Kali Uchis, também SiR, Masego, GoldLink, Estelle, Mick Jenkins, Pharrell Williams ou Iman Omari deixaram a sua marca em Bubba.


[Atmosphere] Whenever

Já lá vão mais de duas décadas desde que Sean Daley (aka Slug) e Anthony Davis (aka Ant) se juntaram pela primeira vez para formar o projecto Atmosphere. Vanguardistas da cena underground norte-americana, a dupla mantém uma relação fiel com a Rhymesayers Entertainment — a discográfica independente fundada por Daley em 1995 tem carimbado edições de gente como Aesop Rock, Evidence ou Eyedea & Abilities — que volta a ter o seu selo na capa de Whenever, o álbum que sucede a Mi Vida Local, de 2018. As colaborações ficam a cargo de Murs, Nikki Jean, Musab, Muja Messiah, Gifted Gab e Haphduzn.


[Free Nationals] Free Nationals

Mesmo sem música editada, é bastante provável que Free Nationals não vos seja um nome completamente desconhecido. A banda acompanha Anderson .Paak nos seus concertos — depois de uma passagem pelo Super Bock Super Rock, em 2018, o cantor regressa a Portugal com o grupo no NOS Alive’20 — acaba de lançar o seu primeiro disco, um trabalho homónimo que chega com o carimbo da EMPIRE. Paak, claro, é um dos convidados em Free Nationals, mas há muitas outras vozes que não negaram o convite por parte do quarteto californiano: JID, Daniel Caesar, T.I., Syd, Kali Uchis, Conway, Westside Gunn e o malogrado Mac Miller também dizem “presente”.


[City Morgue] City Morgue Vol. 2: As Good As Dead

O trap chega mais perto do punk e do heavy metal no conceito musical apresentado pelos City Morgue, a dupla nova-iorquina composta pelos MCs ZillaKami e SosMula. O projecto arrancou no ano passado e captou a atenção da Hikari-ULTRA, editora afiliada da Republic Records que convidou os dois artistas a juntarem-se aos seus quadros. Da parceria surgiu City Morgue Vol. 1: Hell Or High Water, o disco de apresentação, em 2018, agora sucedido por City Morgue Vol. 2: As Good As Dead, que conta com participações de Denzel Curry e IDK.


[Smokepurpp] Deadstar 2

O lançamento de Deadstar 2 começou a ser prometido por Smokepurpp desde o ano passado. Depois de várias datas de edição falhadas — a última apontava para antes do Halloween —, o álbum de estreia do rapper de Miami chegou finalmente às plataformas de streaming e sucede a Deadstar, a sua primeira mixtape. O LP é um lançamento da Alamo Records e regista aparições de Denzel Curry, Trippie Redd, Ty Dolla $ign, Lil Skies, Lil Pump e Moneybagg Yo.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team