pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/04/2024

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 29/04/2024

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Sonnyjim & Statik Selektah] “Chun King”

Os foodie raps estão de volta, cortesia de Sonnyjim e Statik Selektah, que formam dupla pela primeira vez neste “Chun King”, um tema inspirado no malogrado connoisseur gastronómico Anthony Bourdain e que faz sobressair toda a finesse do rapper britânico britânico, que nos últimos anos tem rubricado discos como White Girl Wasted e Ortolan & Armagnac. O braggadocious de Sonnyjim continua a conquistar atenções além fronteiras e volta a fazer-se ladear de um importante rosto do hip hop norte-americano — desta vez foi Statik Selektah, ele que no ano passado serviu Bun B em Trillstatik 3 e ainda convocou uma equipe de peso em Round Trip.


[Chenayder] “Colors” feat. MAVI

Ponham os vossos ouvidos em Chenayder. A prodigiosa MC e cantora, que tem dado voz a canções de rap e R&B com influências bem marcadas no jazz e na soul, continua a dar fortes indicações de ser um nome a seguir com atenção no decorrer deste 2024: após primeiro EP Blue Oblivion em 2023, chegou ao radar desta rubrica há um par de meses quando se estreou em 2024 com uma proposta a tender para a hyperpop, “For One Last Time”, e soma agora novos créditos ao garantir uma participação de MAVI na lição de groove que é “Colors”.


[Saba & No ID] “head.rap” feat. Madison McFerrin, Ogi & Jordan Ward

Figura de culto dentro da cena art rap de Chicago, Saba alcançou um patamar muito interessante no ano passado, quando começou a vazar as primeiras amostras de From The Private Collection Of Saba And No ID. Sim, o dotado poeta que vimos ao vivo no Musicbox em 2022 está a domar batidas do lendário No ID e “head.rap” é já o terceiro single do par. Depois de “Back In Office” e “hue_man nature”, este novo avanço traz também os primeiros convidados a orbitar em torno deste projecto — Madison McFerrin, Ogi e Jordan Ward ajudam a enriquecer ainda mais as texturas de um tema com fino recorte neo soul.


[Joey Valence & Brae] “THE BADDEST”

Joey Valence & Brae estão a remexer com as nossas memórias musicais da melhor forma possível. Com o mesmo espírito punk que embalou os Beastie Boys, a dupla vira-se para os hinos das pistas de dança do início do milénio com este novo “THE BADDEST”, a primeira faixa nova desde que, no passado 1 de Abril, fingiram colocar um ponto final no projecto. A relação entre estes dois jovens artistas está viva e de boa saúde, ainda para mais numa altura em que já garantiram que o sucessor de PUNK TACTICS está a caminho — NO HANDS sai no dia 7 de Junho.


[Estee Nack & BONEWESO] “KAOS (RESET)”

Esteve ao lado de Futurewave em STONE TEMPLE PYREX ainda no início deste mês e já está a apontar os próximos passos. A MINIMANSION de Estee Nack soltou há uma semana o videoclipe para “KAOS (RESET)”, um tema descontraído servido em infusão de jazz providenciada por BONEWESO, produtor de quem se faz agora acompanhar. Fica assim dado a conhecer o avanço inaugural de Systematically We Were Never Free, cuja data de lançamento não foi ainda divulgada.


[GERM] “Sick Baby”

É num psicadélico blend de animações com um infindável leque de efeitos visuais que GERM acrescenta mais um capítulo na saga dos videoclipes extraídos de EVERY DOG HAS ITS DAY, o álbum que lançou em Março último pela G59 Records. O rapper de Atlanta, colaborador recorrente dos $UICIDEBOYS$, continua a mostrar ser dos mais exímios ao nível do trap hardcore.


[Ezra Collective] “Ajala” @ Maida Vale Studios

Foram uma das bandas que mais brilhou na última edição do Super Bock Super Rock e, felizmente, estão a poucos meses de regressar a Portugal pela mão do MEO Kalorama. Há rumores de que os Ezra Collective estão a preparar a edição de um novo LP, mas a verdade é que Where I’m Meant To Be ainda continua a estar na ordem do dia e valeu até ao conjunto inglês uma farta digressão intercontinental para o segundo semestre deste ano — arranca a 7 de Julho em Nova Iorque e termina de forma triunfal no dia 15 de Novembro no OVO Arena Wembley, em Londres. Enquanto não se confirma o estado do seu próximo disco, o grupo lançou “Ajala”, com direito a performances live neste vídeo para a BBC Radio 1 e num outro para a VEVO.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos